segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


O Consolo de Deus


         O MEU DEUS, a mim, me consola e deixa feliz a minha alma. Pois, até de falar de Seu nome me sinto bem. Não é de modo algum por egoísmo meu, mas pelo motivo de desejar o Senhor perto de mim. Só o Senhor me consola e somente Ele me traz alegria.
            Pois, se alguma vez tenho pecado contra o meu Deus ferindo assim também ao homem, que a minha alma se humilhe a tal ponto que sinta nojo deste Mundo, e volte-me para Ele. Constante é o meu arrependimento; porque quando peco esqueço-me de medir o tamanho do prejuízo. As palavras saem de minha boca como espadas afiadas para ferir tanto quem me odeia como a quem me ama. E por causa disto, sofro a solidão de não ter quem confie. Por isso que declarei em dias anteriores dizendo: “Na verdade, prefiro muito mais viver sem amigos que ficar distante do meu Senhor. Porque os amigos propagam mais enganos que os próprios inimigos, e que têm matado mais a seus irmãos que o pior de todos os filhos de Barrabás”. E se isto bastasse para consolar-me, o meu inimigo e aqueles que a mim me acusaram, seriam expulsos do lugar de onde permaneceram. Porque enquanto fiquei em silêncio sofrendo as agressões que só Deus via, trabalhava dando valor mais a mim mesmo do que esperar que outros dissessem algo de bom. E alguns se percebessem, diriam que eu estaria vangloriando-me. Eles desafiaram o meu Deus não a mim; eles ergueram suas espadas para me matarem, mas na verdade mataram ao meu Senhor a quem todo o dia escarnecem.
            O meu pai falou com o rei, e dizendo ele que tinha muita afeição por mim, disse que eu voltaria ao meu lugar de origem; e mesmo que os meus acusadores dêem a sua sentença, ele mesmo seria contra eles e chamar-me-ia ao meu lugar. Se a fé removesse os Montes, o deserto seria uma grande Cidade. E se lá viveu Faraó, não é de me admirar que aconteça que aos que me acusaram, sejam retirados sem misericórdia de seu reino, e sejam enviados para o mais profundo abismo.
            Deus, sim, me consola; porque a minha esperança estar n’Ele. Como está escrito: “Mas o Senhor foi o meu Alto retiro e o meu Deus a Rocha em que me refugiarei”. ¹ Mas aos que não me escutaram, pagarão o preço por sua traição; serão julgados e condenados por ter praticado a injustiça contra mim. Mas Deus me consola dizendo: “O Senhor resgata a alma de Seus servos, e nenhum dos que n’Ele confiam será condenado”. ² A minha vida seria triste se o meu Deus não viesse ao meu socorro. Os Séculos como também os anos para mim se acabariam se não fosse o meu Senhor estando à frente em minha defesa. Ele se erguerá do Seu trono e confundirá os planos dos meus inimigos. O Senhor se levantará para varrer com vassoura de ferro os perversos da terra. Ele mesmo lançará na lama aos que a mim, me fizeram o mal. Eu confio no meu Deus. Porque assim como Absalão desejou em ter o seu próprio reino expulsando o próprio pai Davi de seu trono e o qual voltou triunfante para a sua Casa, da mesma forma Deus fará com que eu volte vitorioso e entre pelos portões de onde tanto me dediquei no meu trabalho. Ele fará isso, pois creio que o meu Deus pode fazer muito mais do que imagino para mim mesmo.
            O Senhor Batalhará por mim e confundirá todos os meus inimigos. Porque são muitos os que a mim me odeiam sem razão. Mas eu orando ao meu Deus pedi que me ajudasse e tivesse misericórdia de mim. Contudo, humilhando-me diante do Senhor, o lençol com que me cobria, uma parte dele ficou encharcado por causa das minhas lágrimas que de Madrugada e no silêncio da noite derramei. Havia pedido que o Céu se removesse de Seu lugar para que os anjos por ele descessem ao meu auxílio. O meu choro era constante cada vez que lembrava-me das maravilhas que Deus fizera no passado. Em minha mente recordava-me de quantas vezes o povo de Israel num momento de grande angústia clamava a Ele para livrá-los das mãos de seus inimigos e o Senhor de pronto os atendia. Disse uma Sábia: “Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus saiba. Não há sorriso que Ele não perceba”. ³ Então quando acabei de comungar com o meu Deus, a minha alma encontrava-se calma e serena. O meu espírito que antes tinha ficado turbado, num momento tornou-se manso. Descansei certo que os anjos haviam descido para guardarem-me do salteador.
            Ao amanhecer do Sábado e enquanto me preparava para escrever os meus Salmos, o Senhor de uma maneira maravilhosa respondeu as minhas súplicas; e eu escutei a Sua voz a sussurrar em minha mente quando li um outro Salmo que um jovem havia dedicado a um amigo. E sem que nada esperasse de bom, Deus então pôs em mim, um desejo de ouvi-LO. E com muita atenção O ouvi.
            Fiquei comovido com os conselhos que vinham de Deus. E não foi do Livro da Lei que tinha a mim me falado, mas de uma carta comum escrita pelo próprio homem. Na verdade, creio que um anjo o deixara ali,  para que quando fosse no tempo determinado eu a lesse. É por isso que por causa destas coisas disse: “Quando os demônios lhes derem motivos para sair do Templo, Deus lhes dará maiores razões para vós ficares dentro do Santuário. E por isso que eu louvo ao meu Senhor. O meu Deus é tremendo e Sua Majestade é Eterna. Ele permanece para sempre, como também a Sua palavra é perfeita e eficaz. O meu Deus me ama e deseja o meu bem. O Deus do Universo, o nosso Deus, é o que falou comigo hoje, e é o que me reveste de santidade e que perdoa os meus incontáveis pecados; como está escrito: “Quem guarda o Mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá  o tempo e o modo”. 4
            E dou graças ao Senhor Deus do Universo que vem ao meu encontro e me traz conselhos Eternos. Conselhos que nenhum outro poderia transmitir, o qual compadecendo-SE de mim, removeu o Céu dando ordem aos anjos para que me auxiliassem em meu socorro. E senti que milhares deles cercavam o meu aposento.
            O meu Deus é o meu Consolador o meu Redentor a quem deposito a minha confiança. E Ele é o meu Deus para sempre. LOUVEM A DEUS!!!


1)      Salmos 94:22
2)      Salmos 34:22
3)      Ellen G. White: Fonte – Caminho a Cristo pág. 53
4)      Eclesiastes 8:5

                                  PABLO DUARTE
                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário