sábado, 12 de março de 2011

A MALDADE DOS ANCIÃOS

DA CASA DE ISRAEL






PORQUE me persegues ó anciãos da Casa de Israel? O que tenho vos feito para terdes tanto ódio de mim? Digam-me qual é a minha culpa? Pois, sempre que vou à Casa do meu Deus para LHES prestar Culto, tendes vindo até mim para me dirigir afrontas. Pois digam-me agora qual é o meu pecado? Porque me acusais de ter cometido tal iniquidade? Tendes sido vós mais justos que os demais e eu a quem acusais? E será que vós não tendes andado em grandes pecados pelos quais tem sido eles ocultos aos olhos dos homens? Eu vos direi a verdade acerca de vós, ó anciãos: Podeis até enganar aos homens com suas aparências de justiça, mas para Deus a vossa iniquidade tem sido tão imunda mais que a dos demônios que em vós tem operado.

Porque tendes sido frios em vosso modo de proceder, pois, se aquele que governa a sua casa da mesma maneira como administra o Santuário, não é apto para exercer tal obra na Casa de Deus. Como está escrito:“Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus”...¹ Agora vos pergunto: Qual o pecado que tenho cometido? Digam-me qual é a minha falta e eu repreenderei a mim mesmo.

Porque não sei, que vós tendes me acusado de ser negligente quanto ao meu serviço ao Senhor, e me ameaçado a disciplinar-me não tendo eu cometido nenhum pecado. Vós tendes me constrangido sem motivo algum e me feito chorar sem eu ter nenhuma culpa. O meu Deus julgue entre mim e vós, para ver quem está sendo injusto. Porque quanto a mim, bem sei que não tenho cometido nenhum pecado contra vós e nem tão pouco contra o meu Senhor. A minha tristeza é grande, mas Deus há de suprir minha dor em alegrias. Porque se pudesse desejaria que a ira do Senhor vos consumisse a nada, mas eu não sou e nem tão pouco me troco por gente vil como vós. A vossa pregação nada mais é que salmos profanos dos quais a blasfêmia impera. E o que faço, vós sois incapazes de fazer. Porque sempre que almejo ouvir a mensagem que vem do meu Deus, o tumulto se levanta no meio da Congregação.

E quando peço para estes ficarem em silêncio, vós me repreendeis por eu usar palavras torpes e pesadas. Pois, eu vos digo que mais pesado que as minhas palavras é o Juízo de Deus sobre vós. Como está escrito: “Desde manhã até à tarde são despedaçados; e eternamente perecem sem que disso se faça caso. Porventura não passa com eles a sua excelência? Morrem, mas sem sabedoria”.²

Mas como dantes tenho dito: Se fosse por mim, desejaria que a ira de Deus vos consumisse a nada, mas eu não sou e nem tão pouco me troco por gente vil como vós. Sim, posso ter uma multidão de pecados,  mas pior  do que vós  cometeis contra o meu Deus é algo que não se pode comparar e nem tão pouco medir. E se eu tenho sido injusto, saibais que a vossa indescência tem sido maior que o daqueles que se prostram para adorarem ao Senhor. Diante do altar oferecem dízimos de blasfêmias que pensais que o Senhor aprova. Mas se fosse pela intervenção do próprio Deus creio que vós seríeis consumidos assim como fora nos dias de Elías e que dois discípulos quiseram imitar não conhecendo o espírito que nisso havia. E se fosse por isso creio que louvando a Deus que as vossas almas se reduziria a nada. A Fúria do Senhor vos transpassaria e atravessaria ao chão pela força de Seu poder. A terra abriria a sua boca e vos engoliria vivos; mas isso se eu vos desejasse. Contudo, deixarei que o Deus do Universo julgue a vossa causa e faça melhor do que aquilo que tenho almejado acerca de vós. Como está escrito: "Deixai-os: São condutores cegos: Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova".³ E isso é dito contra vós anciãos hipócritas, pois, tendes guiado a este povo com varas, mas Deus vos guiará com chicotes. Como está escrito: "Meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões". 4

Se bem, que, o vosso auxílio tem sido sem consideração, maior será o meu desprezo para convosco. Porque se não sabeis, não tendes me conhecido bem quanto dizem. E a diferença entre mim e vós é que: eu sou gente, vós sois raça de víboras, que nem entram no Céu e nem deixam os inocentes entrarem.

Eu presto louvor só ao meu Deus e a mais ninguém. Não sirvo e nem tão pouco atendo as ordens de gente cuja mente é perversa. Pois eu orei por vós para que Deus tivesse misericódia ou caso contrário aniquilace vossas ações e fechasse suas bocas e que a vossa língua se guardasse no mais profundo abismo de vossas gargantas; e que fizesse por mim, aquilo que de mim mesmo não posso fazer, para quando se dirigirem a mim para proferir afrontas, que antes fiquem mudos como um homem que não consegue desdobrar a sua língua. Orei ainda pelos três que, pelo que me parece um tem sido mais astuto que o outro. Mas que o meu Deus e Senhor fizesse proezas em Seu próprio nome para que nunca mais se diga provérbios vãos contra mim. E por isso que louvo o meu Deus para sempre. LOUVEM A DEUS!!!









1) Deuteronômio 32:17

2) Jó 4:20-21

3) São Mateus 15:14

4) 1Reis 12:14



PABLO DUARTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário