terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Quem têm Ouvidos Ouça”






SE EU pudesse fazer com que os homens me ouvissem, calmo e tranquilo conseguiria dizer tudo que sucede debaixo do Sol. Mas eles andam ansiosos e aflitos como se temessem em perder o seu ganho. Eles deixaram de confiar em Deus e passaram a depositar a sua confiança nos prazeres deste Século.
É algo perturbador e triste: O homem perder sua vida por causa das vãs riquezas deste mundo. Mas o que mais temo é perder o que Deus tem guardado para mim, do qual não desperdiçarei e nem tão pouco trocarei por moeda de ouro alguma. Um traidor já trocou o meu Senhor por trinta moedas de prata; e por causa da sua ganância se matou; como está escrito: “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”. ¹

Mas hoje se eu falasse, ninguém me ouviria, porque o homem tornou-se agitado e impaciente. Eles transformaram-se em homens arrogantes que não se incomodam com a agonia dos humildes.
E ainda alguns me perguntam: Porque não desejas ser rico? Então eu respondo: “O dinheiro têm sido a raiz de todos os males”. ² Por causa disto não me junto com os grandes e nem tão pouco converso com os reis.
Não faço aliança com hipócritas e nem pactuo com os nobres. Porque o meu Deus tem maiores cousas para mim que os homens que me oferecem riquezas temporais. Eles pararam de escutar os avisos de Deus e nem tão pouco ouvirão as minhas mensagens. Mas quando ouvirem terá sido demasiado tarde para baterem na porta da arca. Como acontecera nos dias de Noé, casavam-se e se davam em casamentos; bebiam e comiam até que a porta da Arca se fechara e todos se perderam no dilúvio. Porém hoje não é diferente: Os homens deixaram de ouvir; e ninguém não quer escutar ninguém. Mas eles querem ser ouvidos e a repreensão é o que mais tem procedido de suas bocas.
“Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.³ Mas quem me escutará? E quem ouvirá as minhas advertências? Há gente que pensa que são entendidos e eles acabam caindo na cova em que eles mesmos cavaram. Se tivessem escutado os meus avisos que por intermédio de Deus vinha a mim, não teriam cometido tanta loucura. Mas eles fazem o que tem agradado aos seus olhos e por causa disto que o seu fim tem sido a cegueira. Eles têm olhos, mas não enxergam e tem ouvidos mas não escutam. E o que tenho que esperar deles? Nada senão a consideração que a mim, me tem eles faltado.
Porque tenho eu que aceitar seus discursos? E porque tenho que honrá-los prestando respeito? Se eles não me escutam, porque eu deveria ouvi-los? Como está escrito: “O que tapa seus ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”. 4
E se isto não for uma tristeza para mim, de nada mais sei. Porque se nem meus irmãos me escutam, os meus pais tão pouco me ouvirão. Aqueles que são de fora também procedem do mesmo modo.
Portanto, não tem eles autoridade alguma de instruir do que é certo ou errado para mim; pois, eles, tem cometido mais pecados que a legião que governa as trevas. E como sei disso? Pelo simples motivo de conhecê-los. E se eu seguisse o que eles fazem, a minha alma seria condenada também ao juízo eterno.
Posso também até estar errado, mas que eles tem cometido loucuras, disso não colocarei a minha alma em dúvidas. Se não escutardes uns aos outros terá sido melhor que o homem não se multiplicasse. Porque se não escutais a si mesmo como escutará aos outros? Pois, chegará um dia em que o homem estará tão só, que só terão as montanhas como companhia. LOUVEM A DEUS!!!



1) São Mateus 27:5

2) 1Timóteo 6:10

3) São Mateus 11:15

4) Provérbios 21:13
 
 
 
 
      PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário