segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O SERMÃO CONTINUA

A VINDA DE DEUS A CAFARNAUM


SE EU tivesse cessado o meu discurso, então seria covarde em não reconhecer os atributos do meu Deus. Mas aqui ainda estou para prosseguir naquilo que desde o principio tenho vos anunciado. Se esta Cidade que agora se encontra em escombros, como não estará à segunda Cafarnaum? A prostituição espalhou-se por meio de ti, e agora quereis se redimir?  Não podes mais levantar Profetas no meio de ti, quanto menos as pedras que em ti se encontram amontoados pelas Praças onde vós me humilhastes. Os teus edifícios não ficarão em pé por muito tempo e será de sobremaneira grande a sua queda. Porque a vinda de Deus estremecerá a terra e esta Cidade será enfim desolada; como está escrito: “Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim”. ¹
            Pois, quem Deus achará na terra e nesta Cidade, um homem que seja tão justo? Como está escrito: “Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e corre após salários; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”. ²
            Mas eu olhei para ti, olhei e não vi beleza alguma que me agradasse. Tu eras a minha Cidade amada e uma de tuas Casas habitava eu. Contudo, me recebestes com rebeldia e com grande hipocrisia iam todos vós ao Santuário do Senhor. Nada de louvor saiam de vossas bocas. E não ouvia uma só harmonia proceder de vossas vozes, senão aquela que profanava o nome do meu Deus. Como está escrito: “Tenho aborrecido a Congregação de malfeitores; não me ajunto com os ímpios”. ³ Vós não sabeis de coisa alguma e pensais que são guias dos que estão em trevas. Se assim tendes vós rejeitado os outros, imagine o que não fariam a mim?   Ó Cafarnaum, quão triste estou por tua causa; e quando te contemplo, vejo o Sol com o seu vão esforço iluminar com sua glória as tuas ruínas. Porque de Jerusalém ouvi o Senhor pronunciar a sentença dizendo: “Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada”. 4  
            Agora vais me negar que tudo isto não está escrito contra ti? Ou fugirás da verdade que contra ti é anunciada para sempre? Já entrei muitas vezes em teus Magníficos Templos e já ouvir muito de vossos discursos; o incenso ainda era o sinal das vossas orações elevadas a Deus. Mas carregada de prostituição, tornaste-te impenitente.  Que eu não seja contado com os perdidos por causa de vossa má maneira de viver. Desejo dormir por debaixo da túnica do meu Deus e velado por Seus Olhos até o dia do Juízo. O julgamento pela Casa de Israel é muito maior do que o daqueles que são de fora. Porque o Deus a quem tendes rejeitado virá com grande poder e toda a Glória e Majestade. E perante Ele não só tu ó Cafarnaum, mas todas as Nações serão julgadas. Mas eu o verei vindo por entre as nuvens e os Seus anjos desde o Oriente até o Ocidente hão de buscar aos que guardaram com grande fidelidade as Suas Leis como os Seus estatutos.
            Sim, o meu Rei vem; o Senhor vem em grande Majestade! Ele vem com Sua trombeta e vem para trazer terror aos que profanaram o Seu nome, mas também na Sua mão trará paz eterna aos que por muito tempo esperaram por Sua Justiça. Como está escrito: “O Rei tem o Seu contentamento no servo prudente, mas sobre o que  procede indignamente cairá o Seu furor”. 5
            Dentre todas as coisas que vi no meio de ti, a pior delas é por ter sido comparada com Sodoma que se prostituiu grandissimamente e que por Suas ações foi exterminada da superfície da terra, como está escrito: “Porém eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma do que para ti”. 6
            Sim, o meu Senhor virá; sim Ele virá; o Senhor regressará e fará justiça; e contra os reis da terra pronunciará a Sua sentença. Os príncipes desejarão a sua própria morte, pois, eles mesmos se afastaram de Deus e fugiram de diante de Sua presença. Da mesma forma tu, fugirás de Deus ó Cafarnaum. As tuas águas não produzirão mais peixes porque todos eles estarão podres assim como é a vossa alma.
            Porque eu em silêncio vi tudo isto acontecer e nada poderia fazer para detê-la. Apenas contemplei o seu fim com muito choro; pois, muito fiz para vê-la em seu esplendor e maravilhar de suas colunas bem construídas. Mas até nisto não te preservastes e cometestes torpezas e abominações diante do Senhor. Mas ainda vos faço um último apelo: Convertei-vos e arrependei-vos de vossos maus caminhos e Deus te dará o galardão. LOUVEM A DEUS!!!




1)      Isaías 43:27
2)      Isaías 1:23
3)      Salmos 26:5
4)      São Marcos 13:2
5)      Provérbios 14:35
6)      São Mateus 11:24
                                                                  
                                                      PABLO DUARTE






Nenhum comentário:

Postar um comentário