sexta-feira, 30 de março de 2012

“SALVOU OS OUTROS”...







TENHO EU feito tanta coisa por aqueles que me cercam que não consigo fazer nada por mim mesmo; pois, sempre sou impedido de cumpri-lo. Como está escrito: “Quanto àquele que traz o banimento sobre a sua própria Casa, tomará posse do vento; e o tolo será servo daquele que é sábio no coração”. ¹ (TNM). Sim, eu não posso fazer nada por mim, porque os quatro ventos me impedem de realizá-la; e são eles que tem assoprado para que eu nada faça por mim mesmo. Porque tudo que pensei em obter e que desde menino em meus sonhos queria construir, foi tardado pelos da minha própria Casa. Mas quando via que aqueles que queriam prosseguir o seu caminho desfaleciam em sua fé, eu procurava animá-los a não desistir daquilo que desde o princípio buscavam em alcançar. E aquilo que não conseguia para mim, desejava que então os cumprissem como se eu neles vencesse. Por isso que Deus me capacitou em executar uma missão que não é minha, mas d’Aquele que opera tudo em todos.



Disse um Sábio: “Prescinde disto ou daquilo e contempla o próprio bem, se podes. Então verás a Deus, que é bom, não por algum outro bem, mas o Bem de todos os bens”. ² E isso para mim, é muito pouco o que faço, porque o que faço é muito pouco para Deus. E se tudo o que faço se limitasse nisso, digo com verdade que da mesma forma, Deus reduziu o sofrer dos homens em Seu próprio sacrifício. E se aquele a quem procuro ensinar não conhecem o amor, é porque nunca foram instruídos a amar para que também fossem amados. Mas disso estou eu certo, que mesmo que a mim não retribuam como espero, sempre serão amados por alguém que ama a Deus. Não por seus talentos, mas porque todos eles são importantes para o Senhor assim como o são para mim. Como está escrito: “Bendizei ao Senhor, todas as Suas obras, em todos os lugares do Seu domínio; bendize, ó minha alma, ao Senhor”.³ Eu bendirei ao Senhor, e se eu estiver em falta para com o meu Deus, que então purifica-me e distancie de mim, o meu pecado. Para que não mais caia na mesma cilada e que se porventura vier a cair, faça com que erga a cabeça e olhe para o mais alto Céus e me lembre que acima de todos os homens há um Deus que ergue-SE para me defender daqueles que me trazem a mim prejuízos. Cumpra-se em mim, segundo o que foi dito pelo FILHO DO HOMEM: “E EU, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”. 4 Porque conheço o quão débil sou diante da grandeza do meu Deus, mas a Sua mão esteja me levantando para que a outros atraia a mim, para que leve uma multidão deles para perto de Seu trono e os apresente como os que através do meu testemunho aceitaram a mensagem. Se não posso salvar a mim mesmo, que eu seja capacitado pelo Senhor a levar a outros a Ele.







Porque o maior de todos os testemunhos não é o silêncio pelo qual mostramos com a nossa vida a Deus, mas é o consolo com que alivia o peso de uma alma aflita. Como está escrito: “Sabei pois, que o Senhor separou para Si aquele que lhe é querido; o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele”.5 Porque nem os Sacerdotes como os escribas e fariseus não entendiam quando olhavam para cima e viam um homem vencido, mas que para aqueles que O conheciam, era na verdade o Deus que não perde em Batalhas e que nem tão pouco fora derrotado em alguma Guerra. Pois, tudo que parece ser não é, e tudo que não é parece ser. Se difícil é de entender isto, quanto mais os Sábios que buscam o conhecimento aonde não existe? E se eu acordar pela manhã e ver logo o bem, certo eu estou de que serei feliz naquilo que farei. Digo isto porque tenho Deus por Auxílio e que tudo que eu vier a fazer a Sua mão esteja diante de mim, para que não veja o mal que a mim me cerca e contemple o bem que tem me rodeado. Como o meu Senhor não descerei da Cruz para satisfazer a vontade dos homens, mas permanecerei firme até que minha alma expire a vida que o Altíssimo me concede. E da mesma forma como fora nos tempos antigos, hoje ouço da boca de certos anciãos: “Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se”...6 Não me desviarei do caminho só por causa de uma multidão de gente que me aconselha a ir para outro lado. Eu segurei apenas o que o meu Deus me indicar. Pois, nem tudo o que procede da Voz de Deus é o que o povo fala, e nem tão pouco o que o povo fala procede da Voz de Deus. E se até mesmo se eu for pelo o que dizem os interpretes da Lei, não perecerei? Não confiarei em discursos vãos, mas pelo que está escrito. E se eu salvo a outros mais do que a mim mesmo, não sei; mas o que sei é que cumprido minha missão, o meu Deus me guiará para que proclame a outros de Sua Salvação. LOUVEM A DEUS!!!







1) Provérbios 11:29

2) Santo Agostinho = Fonte: Agostinho de A a Z pág. 65

3) Salmos 103:22

4) São João 12:32

5) Salmos 3:3

6) São Mateus 27:42







                                                                                         PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário