quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

“Do Barro Fez Lodo”




COMO eu posso entender estas coisas? O meu Deus do pó formou o homem e ele tornou-se alma vivente. E se a minha enfermidade foi sarada com o barro, porque eu reclamar daquilo pelo qual o Senhor me formou? Como está escrito: “Cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo”....¹ Mas como pode isto acontecer? O meu Deus é eterno, pois, o Senhor, descreveu a Si mesmo quando com autoridade disse: “Antes que Abraão existisse EU SOU”.² Sim, o meu Deus é eterno; porque a vida que em mim existe, conserva a minha alma viva, e isto vem do Senhor. Por isso louvarei o meu Deus e cantarei hinos com todos os instrumentos e também salmodiarei ao meu Senhor; como está escrito: “E os cantores e tocadores de instrumentos entoarão: Todas as minhas fontes estão em ti”.³ No Templo do meu Senhor, cantarei e louvarei o Seu nome; porque Ele restaurou a minha mão, e a deixou sã como a outra.

Ó minha alma, porque reclamas tanto as dádivas que o Senhor lhes concede? Louve mais ao Senhor teu Deus, e Glorifique a Ele pelos Seus muitos feitos. Porque assim te repreenderei todo dia. Pois, assim está escrito: “EU SOU o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito: Abre bem a tua boca, e te encherei”. 4 Se Ele assim me formou do barro, não poderia me sarar as feridas com o que constituiu o meu corpo? Como está escrito: “Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as Suas obras”. 5 Porque razão deixaria eu o meu Senhor? Se foi Ele que me formou no ventre de minha mãe, porque motivo haveria eu de deixá-LO? Se com o barro que foi colocado sobre a minha mão deixou-a no seu estado original, não poderia o Senhor fazer também Maravilhas com o pó do qual formou o homem? Como está escrito: “Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo”. 6 Se com efeito os homens buscassem a Deus, a terra não gemeria de tanta dor. Porque a glutonaria e as bebedices não cegaram apenas os seus olhos, mas também seu estômago. Eles deixaram a Lei do Senhor e começaram a fazer o que parecia bom aos seus olhos. Pois, o que parece direito ao homem, é incerto para Deus. Como também está escrito: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. 7

Se eu seguisse a sua má maneira de viver, também não pereceria eu? O meu Deus é testemunha das coisas que eu tenho escrito e confirmado pelas escrituras, de que não minto, mas falo a verdade; pois os homens se corromperam e deixaram a Deus e a vida que lhes traz saúde para a sua alma. O que posso eu então dizer deles? Eles são ignorantes e nada sabem; pensam que são entendidos, mas a sua sabedoria têm corrompido e secado os seus próprios ossos.

Não ouvirei conselhos vãos que não me trarão nenhum proveito, mas só aquela que for boa para edificação; como está escrito: “Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito”. 8

O meu Deus é o que pelos ímpios é blasfemado, mas que por mim é cantado de Sua criação. O Senhor seja sempre louvado, e com o meu louvor o meu Criador seja engrandecido, pois, a Sua Glória permanecerá para sempre. Se continuamente buscar o meu Deus e Seus benefícios, bem-aventurado serei até o fim. Mas parece que perante toda a terra somente eu busco o meu Deus; pois, os restantes, já deixaram há tempos de buscar ao Senhor.

Os jovens fazem loucuras para si mesmos, e há ainda aqueles que aprovam o que eles praticam. Se eles também foram formados pelas mãos do Senhor, é então necessário que um de nós diga-os que, o Deus que criou todas as coisas, moldou-os “osso por osso e carne por carne”. Eu não esqueci de mim como alguns tem pensado, mas falo de outras coisas que tão somente têm entristecido o meu Senhor: É que o homem esqueceu dos benefícios de Deus e não mais quer voltar para Ele.

Assim diz o Senhor: “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos”. 9 E se isto é pra mim, creio que também seja para vós outros. Porque apenas dizer que é feliz é enganar a si mesmo e não a outro. Tudo isto provem de Deus. Pois fomos formados por Suas mãos; porque do barro fez lodo, e assim como fora com o cego de nascença, foi com a minha mão. E da mesma forma que tem cuidado de mim, da mesma maneira cuidará de vós. Convém que os que observam a Lei andem segundo a vontade do Senhor; como está escrito: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência”. 10 O que mais poderei vos provar? Pois, estas são as verdades que estão contidas nas escrituras. Pois, o Senhor sarou minhas feridas e fez levantar a minha mão para o alto para render louvores de gratidão; pois, com o barro firmou-a em seu lugar e que foi dele que o meu Deus me formou. LOUVEM A DEUS!!!





1) São João 9:6

2) São João 8:58

3) Salmos 87:7

4) Salmos 81:10

5) Salmos 33:15

6) Provérbios 4:22

7) Provérbios 14:12

8) Provérbios 17:27

9) Provérbios 17:22

10) Provérbios 9:10



PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário