quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O DIÁCONO








EU ME DEDICAREI em servir ao meu Deus, e colocarei a minha alma ao dispor de Sua vontade. Ficarei em silêncio quando o meu adversário não tiver provas do que me acusar; e mesmo se tiver, farei com que ele não tenha razão. Porque com grande zelo cuidarei da Congregação e com persistência honrarei a causa que a mim, me foi concedida. Não causarei dano algum ao inocente e nem tão pouco ofenderei aos que buscam a face de Deus.

Em minha oração repreenderei o devorador entregando nas mãos do meu Deus a sua fúria. Porque não semearei ódio em mim para que não aconteça quando chegar o dia da ceifa não colha frutos maus. Pois, assim diz o Senhor: “Eu amo aos que Me amam, e os que cedo Me buscarem, Me acharão”. ¹ Como dantes já tenho vos dito: Não farei nada que Deus não aprove e nem tão pouco contrariarei a Sua vontade. Em meu silêncio provocarei a culpa daqueles que se opuserem a mim. Agirei da forma mais humilde da mesma maneira que, quando menino me foi ensinado. Derrubarei as bases da indiferença e serei semelhante ao meu Deus no caráter e diante dos homens, o exemplo dos fieis e no trato para com os inocentes da terra. Não difundirei assuntos vãos para que não se levante contendas no Lugar Santo. Fugirei se possível for, dos falatórios e manterei a reflexão que diante do Santíssimo me foi dada. Como está escrito: “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois Eu Sou o Senhor vosso Deus”. ² Andarei na presença do Senhor e meditarei em Sua Lei a cada dia.

Se houver um deslize meu, farei com que a minha própria alma coloque isto a prova repreendendo a si mesma. Mas antes aborrecerei o meu espírito para que nunca mais minha boca profira palavras vãs. A todos considerarei e não fazendo diferença entre vós e eu serei gentil e obediente tanto a mim mesmo como para convosco. “Porque isto é o dever de todo o homem”. ³

A minha consciência me falará a mim, quando receber dos Céus o conselho do Espírito de Deus. Porque sempre almejo que o Senhor guie os meus passos para que não suceda que tropece eu em alguma pedra, e nem tão pouco seja de igual modo tropeço para ninguém.

Eu mesmo disciplinarei a mim, para que a retidão me cerque e me corrija com a ternura de Sua bondade. E como servo do meu Deus, reconheça as minhas faltas e possa então meditar em minhas ações. Como está escrito: “Aflição e angústia se apoderaram de mim; contudo os teus Mandamentos são o meu prazer”. 4

Se de nada disto eu não me lembrar, que saia de mim, a razão tortuosa; para que passe a esquecer da maldade que dantes era lembrada, e me lembre do bem que em outrora fora esquecido.

Em minha virtude, diante dos grandes, me portarei como Príncipe e perante os humildes como mendigo. Porque a maior de todas as autoridades dentre todas estas se acha a humildade. Pois, se o homem não se dominar, não terá crédito diante dos Reis e nem tão pouco terão confiança nele os que ministram no Templo.

Por isso observarei a minha conduta diante dos homens, para que me encontre limpo perante o meu Deus. Os estatutos do meu Senhor seja para mim a minha alegria e em sua meditação esteja o meu prazer.

A minha alma tem vontade de exprimir aquilo que dentro dela existe; e que o meu louvor não seja vão e nem tão pouco meus pensamentos não sejam impuros. Pois, cuidar dos humildes para mim é um prazer, e ficar ao lado dos Poderosos é honra.

Diante de todo humilde serei simples, na presença dos mestres serei príncipe e perante a Congregação mostrarei a compaixão de Deus. Como está escrito: “Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre”. 5

Porque grande é o meu desejo, de servir ao meu Deus e honrar o Seu nome para sempre. Por mim mesmo, repreenderei a minha brutalidade e colocarei a minha alma em extrema contrição. Porque o melhor de todas as disciplinas é aprender a dominar as minhas próprias paixões. Pois, a inveja dos orgulhosos é a tolice dos iletrados. Por esse motivo não me ajuntarei aos devassos e nem tão pouco farei aliança com os que afrontam ao meu Deus; como está escrito: “Ainda que junte as mãos, o mau não ficará impune”... 6

Por todos estes motivos jamais entregarei a missão que a mim, me foi dado a cumprir, e nem tão pouco irei desistir de ser aquilo que de mim, tem esperado o meu Deus.

Mas eu, ainda sou um homem sujeito a muitas provas e quedas, contudo, não me afastarei do Senhor e nem desejarei ficar longe de Seus cuidados. Porque apesar de eu ser homem sujeito aos mesmos erros, persistirei em permanecer inabalável como as imponentes Montanhas. E eu vos perguntarei: Quem me afastará de Deus? E quem me expulsará do Seu Santuário? E quem estará à espreita de minha vida para que encontrem motivos para me acusarem? E quem me condenará ou quem dará a sua sentença? E quem será capaz de me julgar a mim? Digo com verdade, que ninguém terá esta autoridade senão o meu Senhor Deus do Universo. Porque se depender de mim, ainda que me encontre sujo diante do Altíssimo, purificarei a minha alma diante de Sua Glória e assim tenha eu condições de comparecer a Sala do Seu Majestoso trono.

Ministrarei a verdade aos homens e os ensinarei a retidão. E o Senhor é o meu guia porque Ele é quem me concede forças para continuar sendo servo do meu Deus para sempre. LOUVEM A DEUS!!!

1) Provérbios 8:17

2) Levítico 20:7

3) Eclesiastes 12:13

4) Salmos 119:143

5) Salmos 109:19

6) Provérbios 11:21




PABLO DUARTE



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário