quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Hipocrisia dos Sábios



QUERO FICAR surdo para não ouvir a tolice dos sábios e cego para não ver a maldade dos hipócritas. Porque existe uma grande dor em minha alma que me faz quase perder o fôlego pelo qual Deus me concede. Pois todos os dias para mim são dias de tormentos e há quem ria da desgraça alheia.
           


Sempre peço a Deus que execute a Sua justiça sobre a injustiça dos homens. Porque ninguém vê o valor do outro; porque posso estar me debatendo em convulsões que nenhum deles me estenderá a mão. Se eu estivesse preso entre o Céu e a terra, eles se preocupariam mais com suas débeis vidas do que com um homem miserável como eu.
           


Quando clamo o meu Senhor parece não ouvir a minha voz. Nada acontece na terra que me console e me traga alegria.
            Os homens continuam praticando injustiça e nada sucede contra eles. O meu Deus que aos meus olhos tão  justo é, me parece estar indiferente diante destas coisas. O  Céu parece mais alto que o comum. Mas parece tão alto que as minhas orações demoram para serem respondidas.
           

O lucro cega os olhos dos reis porque seu brilho o ofusca enquanto o pobre consegue vê o que nada têm.







Reclamo da minha vida porque sei que diante da minha queixa Deus me ouvirá. A minha dor é constante pelo desgosto que tenho deste Mundo.

Ninguém por mais rico que seja levará consigo os bens quando a morte tragar suas vidas.
            Cheios de perturbações estão os homens que não conseguem dormir por causa de sua riqueza. Porque quem dá o sustento tanto ao rico como ao pobre é Deus.
            Deserdados pelo Senhor sejam aqueles que se orgulham de si mesmos e esquecem dos outros. Porque o menosprezo é pior que o desprezo e aquele que deseja a desgraça alheia já é um desgraçado.
           

 Corroídos pela própria ganância sejam aqueles  que se aproveitam do poder para humilhar os inocentes. Porque duro é ver os homens chorarem por um pedaço de migalhas de pão.
No entanto, enquanto outros mostram o seu sorriso com uma mesa farta, de pronto esquecem que há pessoas que nem sequer não tem nada para esconder a sua nudez. Disse um Sábio: “O homem se afasta d’Aquele que o fez quando acima d’Ele coloca o que Ele próprio fez”.¹
            E se isto não for idolatria, me digam então o que são? Já cansei de pregar para homens de corações duros como vós. Não queiram escutar a minha voz só por desejarem ouvi-la.  Dispenso a vossa cortezia para comigo; porque se um dia me amam no outro me odeiam.
            Pois, para que os homens possuírem tanta sabedoria se no fim de seus dias perecem sem ela? Mas eu vos digo que a verdadeira sabedoria é aquela que se importa com a dor dos outros; pois o mais sábio dos homens é aquele que é humilde. Mas vós não sois assim; se importam mais com os seus bens do que fazer o bem para os outros.
            Contudo, Deus revelará em Sua justiça o quanto foram negligentes no trato com os pobres. Pensam que o Senhor não está vendo esta vergonha que escondeis de diante dos olhos dos homens; mas perante Deus os vossos pecados não passaram despercebidos pelos Olhos do Senhor cujo qual pesou a Sua balança sobre vós. Pois menosprezaram um Ungido de Deus e expulsaram o Seu Profeta. Porque eu não preciso de sorte, só preciso de Deus. LOUVEM A DEUS!!!



1)    Santo Agostinho: Fonte = Agostinho de A a Z pág. 119


                                              PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário