quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013













 


Como Entender os

Caminhos de Deus?








“OS PASSOS do homem são dirigidos pelo Senhor; o homem pois, como entenderá Seu caminho?” ¹ Há coisas que na verdade, não entendo, e são essas que me atormentam todo dia: Os caminhos de Deus, a injustiça dos homens, e a prosperidade dos Ímpios. Dentre estes, o mais difícil para mim, são os caminhos de Deus. Porque nada eu vejo que me anime e que alegre a minha alma. De modo algum desejo a destruição dos meus inimigos, mas que o Senhor faça com que eles, se arrependam de seus pecados. Pois, muitos já tentaram como enfim conseguiram trazer a mim, a desgraça. E como posso abençoar a quem tanto desejou ver a minha queda? Se alguém que fez o bem morre, porque só os perversos merecem ficar vivos? Os pobres desejariam ter a riqueza dos poderosos, mas o que é incompreensível para eles é que sempre padeceram à custa da obsessão dos reis, e os príncipes nunca deram a devida atenção aos tais. Se esta verdade os envergonha do que vos falo, digo que já não deveriam tê-la. Pois, quando vós praticastes a injustiça, nenhum teve vergonha de suas transgressões. Pois, porque agora que vos digo abertamente acerca da abominação de vossas ações, vós procurais se esconder delas? Como está escrito: “Porém, falando-vos Eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do Senhor, e vos ensoberbecestes, e subistes à Montanha”. ²


Queria eu entender tudo isto, mas pensando nestas coisas disse: Mas como posso ter esperança nestas coisas se nada de bom acontece em minha vida? Então conclui que, Deus é quem sustenta a terra por sobre o nada, e mantém o Mundo com as Suas mãos.


Na verdade, não é por sinais que desejo ver a eficácia de Deus, mas que a Sua justiça puna aos meus inimigos sem que eu mesmo os deseje o mal; como está escrito: “Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal”. ³


Mas quando me lembro da injustiça que a mim me fizeram, a minha alma se revolta e a dor é muito maior que dantes em meu íntimo. Pois, quando o homem faz o bem e é por sua vez maltratado, arrepende-se de ter sido mal. Pois, carregando ele o velho costume, desejando ainda assim em ser bom, não consegue manter a sua espada em sua bainha senão para ergue-la para vingar-se. E se Deus permite que o ímpio prospere, qual a Sua intenção nisto? Aqui está o mistério dos propósitos do Senhor; como está escrito: “O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia”. 4


Há coisas que para nós são difíceis de entender, mas quando o homem confia no Senhor, não existe tortuosidade em sua compreensão. O Profeta de Judá, abstendo-se de pão e água e obedecendo a ordem de Deus para não ir pelo mesmo caminho por onde veio, fora convidado pelo velho profeta de Betel a comer e a beber em sua Casa. A princípio não aceitou, mas tendo sido persuadido a voltar, desobedeceu as ordens de Deus e contra ele foi profetizado que seria morto por um leão. E tendo ele preparado o seu jumento para o homem de Deus, cumpriu-se a profecia do velho profeta de Betel. Pois se a obediência é a essência da vida, porque então desonrais ao Senhor com vãs teorias? Certamente que, o caminho de Deus é perfeito e nele não há tortuosidade. Mas porque o Profeta de Judá ao invés de receber o perdão do Senhor foi punido por Ele? Se isto pudesse vos esclarecer teria sido o primeiro a entender estas coisas. Mas o meu Deus faz com que chegue a compreensão de tudo isto; pois está escrito: “O Justo florescerá como a palmeira, crescerá como cedro no Líbano. Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios de nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e n’Ele não há injustiça”. 5 Em nosso Deus não existe injustiça, mas são os homens que têm sido injustos até perante o Senhor. Esses pagarão pelos seus erros, de não ter prestado auxílio ao pobre e nem tão pouco aos de sua própria Casa.


Mas quando a justiça de Deus exceder a injustiça dos homens, num tempo que se chama hoje, compreenderão que no passado o Seu silêncio foi justo, para que pela injustiça dos homens mostrasse aos oprimidos que a Sua Justiça se manifestaria diante deles; como está escrito: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. 6 LOUVEM A DEUS!!!




1) Provérbios 20:24

2) Deuteronômio 1:43

3) 1 Crônicas 16:22

4) Salmos 37:13

5) Salmos 92:12-15

6) Mateus 7:20





                                  PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário