terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“Não Andes com o
Homem Colérico.”





“NÃO ANDES com o iracundo, nem com o homem colérico”.¹ Como posso eu fugir deste tipo de gente? Se eles é quem me perseguem, como poderei eu esconder-me deles? Todo dia eu sou jogado para a morte; e eles zombam de mim a cada instante. Se eu estou com o meu pai, ameaça a jogar a sua carruagem por cima das outras sem pouco se importar com a minha vida. Se eu estou na Casa do meu Deus, os Anciãos se preparam para a mim, me dirigir afrontas. E para onde quer que me volte, há um bando de hipócritas me chamando de amigo, se na verdade, eles tem se tornado mais os meus inimigos; como está escrito: “Cada um fala com falsidade ao seu próximo: Falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado”.² Quando ouvem a mensagem, só retém aquilo que lhes dá maior prazer, e as executa da maneira que desejam, e dizem: “Isso é de Deus”. E o Senhor sabe como tenho desejado servi-LO por amor e não por força. Aqueles pelos quais me aconselham a ser manso, são os que mais se ardem em iras e que pouco dão importância as minhas razões. Me chamam para reunir-me com eles e decidir aquilo que já por eles, fora decidido. Quando falo não me deixam e sempre menosprezam a minha experiência. A minha presença é o que basta. Mas nada de novo foi decidido. Se eles hão de falar com os pais daqueles que correm pelos átrios do Templo isso tenho a certeza que, assim como eles são deixarão que seus filhos desonrem a Casa do meu Deus até o dia em que o Senhor não mais falar por mim.



Anciãos hipócritas! Raça de víboras! Até quando terei que ver seus filhos fazerem do Santuário do Senhor uma extensão de vossas Casas? Pois assim o servo do Senhor pergunta: “Porque, se alguém não sabe governar a sua própria Casa, terá cuidado da Igreja de Deus?”³ E eu mesmo vos pergunto: Será que vós tendes governado bem as vossas Casas? Creio que não. Porque se vós governásseis bem as vossas Casas, não deixariam que seus filhos fizessem do Santuário uma extensão de vossa má conduta. Mas eu bem desejaria estar bem longe de vosso querer para que pudesse eu cumprir os desejos do meu Deus. Bem gostaria de ajudar-vos sem que um de vós me dirigisse ordens.





Como desejaria servir ao meu Deus mais a vontade; mas vós não tendes me deixado em paz e nem tão pouco trabalhar com amor como a minha alma tem almejado ao serviço do Senhor. Pois, não tenho sido bem tratado por vós e tendes me provado todo o dia. Mas Deus cumprirá o meu desejo sem que eu O peça, de por mim levantar a Sua Voz e repreendê-los pelo que tem feito contra mim; como está escrito: “O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente”. 4 Desejo, sim, servir ao meu Deus e prestar-LHE o Culto pelo qual grato é. Mas vós, Anciãos hipócritas, tendes colocado muitas invenções dentro deste recinto que é Sagrado. E tudo que tenho vos dito o Senhor faz com que reconheceis o vosso erro. E graças ao Altíssimo que tem mostrado o quanto tenho estado sempre certo. Porque se um Profeta não é bem aceito em sua Pátria, quanto mais entre os irmãos. Digo com a verdade que o Senhor me concede: Que nascerá um homem que vos repreenda e coloque freios em vossa língua, para que nunca mais se ouça palavras de profanação na Casa do meu Deus. Por isso que eu não mais vos escutarei, mesmo que perca o cargo que tanto amo que é de servir o necessitado pela boa vontade que Deus me concede; porque o Senhor não age como vós agis e nem tão pouco pressiona a ninguém a servi-LO. Mas vós, diferente de Deus, tendes me ameaçado a tirar-me do Serviço se não obedecer as vossas ordens. Pois, farei eu o contrário daquilo que me mandam, só porque me mandam fazer aquilo que é contrário. Sinto uma grande tristeza por vós, e choro em meu íntimo em silêncio por causa das feridas pelas quais me causaram. As vossas orações ao meu favor tem sido abomináveis e por esse motivo tenho sentido grandes aflições. Porque vós tendes estado mais irados do que eu mesmo que tenho aprendido a ser manso diante de vossas frias autoridades. O meu Deus vos persiga até o fim da terra até vos convencer que os vossos filhos tem perturbado a vontade do Senhor e não me deixado escutá-LO. Quanto a mim, peço ao Senhor que ponha dentro de mim, um coração zeloso por Sua causa, para que fale eu a outros das Suas grandes benignidades. Mas também peço ao Senhor que faça com que vós passe a considerar a outros como a vós mesmos. Porque se não for assim, tendes quebrado não apenas uma, mas todas as Leis como também os estatutos do Senhor, a quem chamais de vosso Deus.

E por causa disso, não andarei com o homem que perpetuamente se encontra cheio de ira e nem tão pouco andarei com o homem colérico; como está escrito: “Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para tua alma”. 5 Oro ao Deus do Universo para que a vossa conduta se edifique como as Colunas do nosso Templo que será reerguido. LOUVEM A DEUS!!!





1) Provérbios 22:24

2) Salmos 12:2

3) 1Timóteo 3:5

4) Salmos 12:3

5) Provérbios 22:25



                                                         PABLO DUARTE























Nenhum comentário:

Postar um comentário