quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cada Dia

Louvem a Deus





TODO DIA louvo ao meu Deus. A Ele rendo todos os louvores de gratidão. Porque tanto nos meus Salmos como cantando, sempre estou louvando ao Senhor. E se eu, porventura tenho escutado músicas profanas, bem estou certo que nada justificará o meu erro quanto a isso. Pois, eu sou um homem propício aos mesmos erros como vós, que se acham tão perfeitos em vossas virtudes. Mas escuto músicas ilícitas, contudo, ouço mais ainda aos que exaltam ao meu Deus.

Porque se pouco faço para demônios, muito presto Cultos ao meu Deus. E se nisso tenho dado lugar as trevas, maior é o Esplendor que do Céu procede quando exalto ao Senhor, meu Deus. Pois, quando todo dia exalto a Deus esqueço que existe trevas e a cada dia que esqueço que há escuridão, deixo o meu orgulho para que o Senhor me encha de humildade. Como está escrito: “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus”. ¹ Disse um Sábio: “Humildade é o esvaziamento de si mesmo para entender o que é aparentemente incompreensível”. ² E se para o ímpio não existe Deus, porque suplicam por Seu nome querendo que os salve? Na verdade, é que não há homem que não reconheça a grandeza de Deus e que o maior de todos os néscios passa a acreditar que Ele está em tudo que criou.

Mas ninguém é por obrigação a aceitar o que digo; se quiserem manter com os vossos costumes, que assim façam e fiquem em paz. Contudo, eu bendirei e louvarei ao meu amado Deus para sempre. Como nos dias anteriores a este declarei dizendo: “Os Salmos dos quais escrevo são do Senhor e tudo que eu vier a fazer, o meu Deus é a minha inspiração”. E quando olho para as maravilhas que Deus fez, contemplo ao longe as coisas grandiosas que o Senhor criou. E nenhum homem que por mais conhecimento que tenha, não conseguirá alcançar os segredos de um Mundo erguido por Deus.

Por isso ó Congregação Santa, que vos exorto a louvarem a Deus, pois Ele é digno. Louva-O, e louva-O com vossas vozes ao Senhor. Manifestai-vos a todos os povos do Deus a quem nós cremos. O Mundo não O conhece porque não O busca. Satisfaz os seus prazeres com coisas vis; mas eu vos digo a verdade, e não minto: É que eles permanecerão infelizes, porque nada que o homem busca neste Mundo preencherá a alma.

E quem disse que se eu for para o Mundo serei livre? Muito pelo contrário, ficarei preso as coisas ilícitas e a diversões infames. Ficarei trancado pelas coisas que  nada são, mas que destroem a alma. O meu Deus dá-me a liberdade de ser livre para servi-LO e honrá-LO. Como está escrito: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.³ E eu louvo; e cantarei para sempre para o Senhor, o meu Deus e também nosso Salvador. Por causa dessa promessa, não me renderei a este século e nem tão pouco a este Mundo; se não querem nada com o Senhor, não O profanem e me deixem adorá-LO.

A cada dia louvarei, cantarei, bendirei ao Senhor do Céu e que reina por sobre toda a terra. O Seu trono encontra-SE nas Alturas; diante de Seus olhos passam a imoralidade dos filhos dos homens como também conhece a angústia daqueles dos quais depositam suas confianças n’Ele; como está escrito: “Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará seguramente, e estará descansado do temor do mal”. 4 Creio que até eu estou cansado, mas não de louvar ao meu Deus.

Desejo de também estar para sempre com o meu Senhor quando vier com a Sua Glória Esplandecendo o Mundo. Quero ver o Seu Altar Santo e tudo o que ainda não sei conhecerei quando o fulgor da Majestade de Deus mostrar-SE bem claras aos homens. Então os olhos dos que escarneciam do nome do Senhor contemplarão a Glória de Deus; e quando for demasiado tarde, perceberão que os justos dos quais guardavam os Seus Mandamentos falavam a verdade.

Cada dia louvem a Deus, e cantem uma nova canção. Porque o Senhor é digno de todo o louvor. Dia após dia, cantem ao Altíssimo Deus do Universo; cantem o cântico de Moisés. Dêem graças pelas Maravilhas que fez e que ainda opera a Sua vontade no meio dos homens! Se isto vos basta, peço-vos com insistência que continuem louvando ao Senhor.

Não sejamos tão hipócritas como alguns anciãos da Casa de Israel, que tentam enganar a Deus com louvores vãos. Eles podem enganar não ao Senhor, mas sim a esta Congregação mostrando-se piedosos, mas que na verdade, são homens com más intenções. São fariseus que orgulham-se de desejarem que vós os exalte acima de Deus.

Por isso, é que vos peço: Louvem a Deus somente; a nenhum deles dêem créditos, pois, por muitas vezes fui repreendido sem razão alguma por eles e não tiveram misericórdia de mim como pregavam. Eu sei disso, porque foi na carne que sofri o que hoje em meu espírito entende por temor. O homem é tão enganoso quanto os demônios que nele opera. E se é para expulsá-los, expulse não ao homem, mas a legião da qual tomou conta dele; e esperem por Deus, pois é o único que com autoridade pode dá ordem aos anjos para que se calem. O louvor é bom, e louvar a Deus também é muito bom. Louvem a Deus! Rendam graças a Ele e louvem-NO sem cessar.

Pois, todos os dias louvem a Deus e a cada dia, prestai-LHE um Culto de louvor e gratidão. Porque Deus recompensará aos que assim procederem. LOUVEM A DEUS!!!





1) Salmos 10:4

2) Augusto Cury: Fonte – A Sabedoria Nossa de Cada Dia pág. 84

3) João 8:36

4) Provérbios 1:29-33





                                                          PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário