terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cantando Salmos






“CANTAI-LHE, cantai-LHE Salmos: Falai de todas as Suas Maravilhas”. ¹ Eu cantarei Salmos ao Senhor, e falarei de todas as Suas Maravilhas por toda a terra. Cantarei e bendirei ao Senhor como também darei graças pelos Seus feitos. Dirigirei louvores ao meu Deus e exaltarei o Seu Eterno nome. Honrarei ao Senhor com as honras que já pertencem a Ele. Pois, nenhum deus fez o que o Senhor meu Deus tem feito até agora. Eles desejam ser assim como o Seu Criador o é, mas nunca chegarão à plenitude daquilo que só Deus possui. Porque do Senhor é o poder, a Glória e o louvor por todos os Séculos.


Cantai Salmos ao Senhor! Cantai com todo o fervor de Seus grandes prodígios! Porque o nosso Deus é o que rege todo o Universo e a terra e os que nela habitam. Cantai salmos ao grande Deus do Céu e da terra. Como está escrito: “Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos Seus prodígios e dos juízos da Sua boca”. ² Eu vou cantar Salmos; os Salmos de Davi e Salomão cantarei perpetuamente. Porque eu estou bem certo, que o meu louvor chegará ao Trono de Deus e Ele retribuir-me-á da melhor forma.


Porque o meu louvor é sincero e verdadeiro, e ninguém poderá me impedir de louvar ao meu Deus. Se na verdade o motivo do meu louvor é o Senhor em mim, porque cessaria eu de prestar-LHE Culto? Os hipócritas são os que desafiam a autoridade do meu Deus e d’Ele dão gargalhadas. Mas Deus perante aqueles que têm escarnecido do Seu nome, mostrará motivos para eles rirem. Enquanto festejam a sua vitória, assim como sucedeu com o filho de Nabucodonosor, Belsazar, assim acontecerá com eles; pois, o Senhor os achou em falta e serão tirados de seu recinto, contudo se eles hão de morrer só Deus é quem têm o poder e toda a Justiça para isso fazer. Porém, peço sempre que as misericórdias do Senhor estejam sobre eles e que a injustiça que me fizeram se transforme em louvor até que o juízo de Deus acabe com o seu banquete triunfal sobre mim e dê o seu cargo a um homem justo; como está escrito: “Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força”. ³ E diante disto, que louvo ao meu Senhor, o nosso Deus do qual adoro e presto Culto. Eu salmodiarei ao Senhor e colocarei em minha boca um cântico novo.


De madrugada louvo também ao Senhor em constante oração. Louvo porque Ele é digno de toda a Glória; porque eu sou do meu Deus e eu sou d’Ele para sempre. Os Salmos dos quais eu escrevo são do Senhor e tudo que eu vier a fazer, o meu Deus é a minha inspiração. Pois, se Deus é o maior dos Salmistas, porque não escrever d’Ele dos grandes feitos que fizera no meio do povo de Israel? O Senhor é a minha salvação, Ele é quem me guia, e guia os meus passos com precisão. O Senhor é o meu Redentor e o meu Deus; como está escrito: “Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor”. 4


O meu Redentor vive e vive por toda a Eternidade. Os reis, príncipes, e todos os que governam o Mundo perecem, mas o nosso Deus é Eterno e ninguém poderá fazê-LO descer de Seu trono.O Senhor reina Soberano sobre tudo que criou. A Sua palavra é certa e mais eficaz que qualquer conselho dos sábios.


Disse um sábio: “Ele nos colocou neste lugar de mais alto privilégio onde agora nos encontramos e nós, confiante e alegremente, ansiamos pelo dia quando realmente nos tornaremos tudo quanto Deus tem em mente que sejamos. Poderemos sempre erguer a cabeça, pois conhecemos quanto Deus nos ama”. 5 E se podemos erguer as nossas cabeças por confiarmos no Senhor, bem estou certo que Ele ama tanto a mim como a vós, ó Congregação Santa.


E se citei algum provérbio dos sábios, é para mostrar-vos que se Deus quiser, pode usar qualquer um dentre vós para declarar-VOS aquilo que mesmo sem discurso declara o que Ele foi, é, e sempre será. Se o Senhor é capaz de fazer isso comigo, porque não pode fazer convosco? Não há homem que, mesmo que diga: “Não farei isto”, o Senhor faz com que ele cumpra a Sua vontade. Porque o Senhor Deus do Universo é quem determina os rumos dos homens; como está escrito: “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; o homem, pois, como entenderá o Seu caminho?” 6


Sim, como o homem poderá entender os caminhos de Deus? Na verdade, se eu mesmo entendesse, seria o primeiro a esclarecer os desígnios do Senhor. Se pedisse toda a sabedoria do Céu, ainda assim não chegaria a compreensão das coisas que para nós são ocultas. E mesmo que os homens alcance tal conhecimento, ainda assim, seria muito pouco para que os magistrados decifrem o que não podem entender. Porque o homem passou a buscar a Deus não por querer conhecê-LO, mas por desejar em espreitar o fulgor de Sua existência.


Mas eu cantarei Salmos, e escreverei cânticos com alegria. E neles falarei de tudo o que Deus tem feito. Não desejo conhecer e nem tão pouco me aprofundar naquilo que não me foi permitido saber, contudo, quero tão somente conhecer o meu Deus assim como Ele é, na beleza de Sua Santidade. Como está escrito: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo”. 7 Por isso que eu louvo a Deus, o meu Deus para sempre. E apesar dos homens desejarem conhecer o íntimo do Senhor, eu, contudo, buscarei a Deus porque Ele é meu Senhor, mas não por almejar saber de onde vêm a essência do Seu poder. Porque Deus é o Deus do Universo por toda a eternidade. Amém! LOUVEM A DEUS!!!





1) Salmos 105:2

2) Salmos 105:5

3) Salmos 33:16

4) Salmos 2:11

5) Dr Osborn: Fonte – Você é o Melhor de Deus pág. 61

6) Provérbios 20:24

7) Salmos 139:16-18









                                              PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário