quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



 
O CÂNTICO DO SALMISTA


         EU LOUVAREI ao meu Deus. A Ele darei louvores de gratidão! Porque não existe deus algum, semelhante ao nosso Deus. Cantarei de Suas maravilhas; bendirei o Seu nome até o fim dos meus dias. Em oração estarei de madrugada até que o Senhor faça converter os meus inimigos. Pois durante toda a minha labuta, não desistiram de a mim, me perturbar. Mas há maldições em que Deus transforma em bênçãos e existem trevas em que o Senhor converte em luz. E não há homem que tire a força o meu Deus Jeová de Seu trono. Mas esse mesmo Deus é quem transtorna os planos dos reis da terra; pois, assim está escrito: “O Senhor desfaz o conselho das Nações, quebranta os intentos dos povos”. ¹ O meu Deus é poderoso, e n’Ele confio.
            O silêncio da madrugada é onde Deus habita; Ele é quem faz escutar o sussurro de Sua voz ecoar por minha mente. Mas nem sempre consigo ouvi-LO quando a minha alma se engrandece e que pela soberba os meus ouvidos tornam-se surdos. A minha brutalidade é tão grande que enche a taça do Senhor até a Sua borda; e quando não têm mais espaço para segurar-se, derrama os restos de Sua ira ao chão que é o estrado de Seus pés.
            Esse é o meu Deus que me escuta a noite e a quem clamo com lágrimas de madrugada. A Ele louvo e presto Culto de louvor. Diante d’Ele inclino-me para adorá-LO.
            Então cantarei os Salmos de Davi e recitarei os Provérbios de Salomão. E conclamarei ao povo em por em suas mentes e em seu coração os pensamentos bons que escrevo sobre o meu Deus. Na verdade, prefiro muito mais viver sem amigos que ficar distante do meu Senhor.  Porque os amigos propagam mais enganos que os próprios inimigos, e que têm matado mais a seus irmãos que o pior de todos os filhos de Barrabás.
            Por isso que louvo o meu Deus por permitir que sozinho eu fique para que não me junte a tais homens cujo íntimo é perverso. A bondade do Senhor é vista em toda a terra; os olhos que contemplam as Suas maravilhas são felizes. Eles renovarão as suas forças e serão inabaláveis; como está escrito: “Meditarei também em todas as tuas Obras, e falarei dos teus feitos”.²
            Louvarei ao meu Deus, e não há homem que me impeça de prosseguir-me andando no caminho em que o Senhor me indicou. O Senhor me guarda e faz me deleitar em Suas maravilhas. A Sua luz traspassa as nuvens e atinge o mais duro coração do homem. E por mais longe que nós estejamos d’Ele, nos alcançará com a Sua mão.
            Pois, para o Senhor, não há distancia; porque Ele mesmo sonda o íntimo dos homens. Ele faz com que eu fique bem mais perto de Sua Santidade e me deleite em tudo que criou.
            E quando de madrugada O busco em oração, em minha boca me vem os gemidos de clamor e petição. Sinto a Sua mão a me envolver, convidando-me a deitar a minha cabeça por sobre o Seu colo. E a paz que sinto é essa pela qual ouço a Sua voz no silêncio da noite. O meu Deus se regozija comigo e eu n’Ele. Esqueço do meu sono quando passo a madrugada a buscá-LO.
            O meu louvor seja constante, porque amo o Senhor. Cantai ó Congregação Santa, das maravilhas de Deus; pois, foi Ele que tudo formou e não há nada neste Mundo que o Senhor não tenha colocado a Sua mão. Antes mesmo de existir anjos o Senhor já existia; pois Ele está em todas as coisas que hoje se vêem. O meu cântico é para o Senhor, o meu louvor é para Deus. Se o meu modo de agir me denuncia que eu sou do Altíssimo, não posso ser mentiroso quando digo a outros que eu sou filho de Deus. Pois, assim está escrito: “Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo”.³ E se sou filho de Deus por criação, porque dizer que somos d’Ele por adoção? Se somos do Senhor porque não procedemo-nos da mesma forma assim como Ele procede e andemos em justiça como convém a santos? Como também está escrito: “Os Céus anunciam a Sua justiça, e todos os povos vêem a Sua Glória”. 4  E se os Céus anunciam as Obras de Suas mãos, porque não anunciamos aos povos de Suas maravilhas? O meu louvor é esse: “Louvai ao Senhor, e invocai o Seu nome; fazei conhecidas as Suas obras entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos: Falai de todas as Suas maravilhas”. 5  Sim, eu cantarei ao Senhor porque diante de Sua plenitude criou todas as coisas; e nós vemos e testificamos que tudo que há neste Mundo foi pela ordem do Senhor meu Deus. Por isso que O louvo, pois, posso vê-LO em tudo que existe. Pois se olharmos para tudo que Deus criou e ainda assim sermos ignorantes quanto ao Seu feito, não teremos sido mais inocentes com relação a esta verdade. E não somos filhos de Deus por adoção, mas por criação. LOUVEM A DEUS!!!


1) Salmos 33:10
2) Salmos 77:12
3) Salmos 82:6
4) Salmos 97:6
5) Salmos 105:1-2


                         PABLO DUARTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário