quarta-feira, 24 de novembro de 2010






O SALMISTA NÃO ENTENDE
 O MOTIVO DE SUA TRISTEZA





SE EU pudesse entender o motivo de minha tristeza, então poderia dizer a vós do que sinto; mas isto está tão longe de mim como o Céu da terra. Por um momento estive em abundante alegria, mas a minha alma encontra-se em grande temor.

Se agora eu escrevo com uma mão, das grandezas de Deus, porque então a minha alma se abate? Se isto também pudesse explicar já vos teria dito. Porque o que dantes não sabia, agora cheguei a conhecê-las. Como está escrito: “O que Eu faço não o sabeis tu agora, mas tu o saberás depois.”¹

Se isto é a vontade do meu Senhor, porque perturba-se a minha alma? Se é para o meu corpo ressequido recuperar-se, então suportarei a dor e esperarei pelo meu Senhor, pelo meu Deus. Como está escrito: “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.”²
Mas o que posso eu entender disto? Entendo que Deus faz Maravilhas em meu favor, e inda que não o mereça, a Sua misericórdia estará para sempre comigo.

Se eu me ajoelhar diante do meu Rei, se cantar louvores ao Seu nome, e se ainda passar por maior dor do que esta, então já terei entregue minha vida nas mãos do meu Senhor Deus, e Rei do Universo. Pois, pelos que esperavam que o meu semblante permanecesse triste, o esperarão ainda mais porque se entendi agora o motivo da minha dor, a minha alegria será maior do que dantes manifestada. E se antes não entendi o motivo de minha tristeza, a minha dor me esclareceu: “O que ama a pureza do coração, e tem graça nos seus lábios, terá por Seu amigo o Rei.”³
Se há maior motivo do que este, digo com verdade que não existe senão no Senhor Deus. O Deus de minha salvação é o meu Senhor! Sim, é Deus o que dantes curou é o mesmo que hoje sarou as minhas feridas.
E se ainda carregarei fardos desta vida, certamente que a combaterei até ao fim. Para que o meu testemunho aos olhos de meu pai seja agradável e para que minha mãe não desfaleça em sua fé. Para que todos de minha Casa creia que Deus fez isto, e que não duvidem quando verem diante de si, as Maravilhas de Deus.
Se eu não tivesse entendido isto, jamais compreenderia aquilo que tenho crido e que hoje se cumpriu o desejo do meu Deus em mim. LOUVEM A DEUS!!!



1) São João 13:7

2) Provérbios 22:4

3) Provérbios 22:11
                                                                                                                   
                                                                                                  PABLO DUARTE                             

                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário