sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

“APLICANDO O NOSSO CORAÇÃO
AO NOSSO CAMINHO”.





“ASSIM DIZ o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos”.¹ Como eu poderei aplicar o meu sofrimento aos meus caminhos? E até quando suportarei a vontade dos homens? Pois, se o que tenho passado é para o meu ensino, como então aplicarei todas elas em minhas veredas? Na verdade, se agora padeço tais aflições, não tem sido da vontade de Deus que resistindo a esta agonia creia mais para que então fortaleça em minha fé? Posso sim, resistir, se então minha alma estiver firme, bem sei que Deus não há de me desapontar. Como está escrito: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por Seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”. ²

Se a minha alma aplicar em seus caminhos os ensinos do Senhor, bem estou certo que ela jamais vacilará; como está escrito: “Antes de ser quebrantado eleva-se o coração do homem; e diante da honra vai a humildade”. ³ E se por isso se entende que posso ir mais além de minhas forças, suportarei a dor que a mim, me aflige. Porque o meu Deus não me deixa e nem tão pouco me desampara. Pois, se com minha boca tenho reclamado da minha própria dor, digo com verdade que, não é; mas ao tempo que a mim, me foi determinado a esperar. Porque se a isto passa dos limites da resistência do meu corpo, a minha agonia esmaga-me sem piedade. Mas eu louvo ao meu Deus porque a cada dia, quando minha fé está prestes a desfalecer, têm abreviado os dias para quê eu menos espere e veja o Esplendor de Sua Glória tocar em minhas feridas e assim sarar as cicatrizes de minha alma. Como está escrito: “O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não visitará mal nenhum”. 4
Eu aplicarei o meu coração ao meu próprio caminho, mas depositarei a minha confiança no meu Deus. Colocarei o meu Senhor como o guia dos meus passos, para que assim vigie os meus pés de se desviar para a direita e para a esquerda. Se a minha alma prostrar-se perante o meu Deus, e se continuamente depositar a minha confiança no Senhor e se firmar em tudo aquilo que tenho crido, nas promessas que a mim, me tem feito, certamente não vacilará os meus pés e nem eu ficarei temeroso porque se o Senhor prometeu, é justo também e fiel para cumprir todas elas. Tanto no cotidiano como nas escrituras, buscarei o conselho de Deus. Pois, se a minha alma hoje sente-se abatida, não é por acaso que ela tem estado longe do Senhor? Eu preciso de Deus porque me sinto bem, e protegido pela Glória de Seu Esplendor.
Dentro do meu aposento, cedo buscarei o meu Deus e ouvirei a Sua Voz; quando os homens de minha Cidade estiverem ainda em seu sono profundo, porei os meus joelhos em terra e então orarei com clamor e súplicas ao meu Senhor. Como está escrito: “O Senhor será também um Alto Refúgio para o oprimido; um Alto Refúgio em tempos de angústia.” 5 Posso então meditar em Seus conselhos e aplicá-las em minha vida.
Se eu estiver trancado em meu aposento, não é porque desejo isolar-me, mas pelo motivo de que o meu espírito necessita do Auxílio do meu Deus; e que mesmo que estivesse eu, trancado em meu quarto, não estaria comungando com o Altíssimo de Seus feitos e tratando de Suas grandes Maravilhas? De modo que sempre darei graças ao Senhor e a Ele renderei canções de júbilo.
Desejo fazer com que os homens me contemplem da forma que agora serei e não pelo que fui em tempos passados; como está escrito: “Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhes responde na alegria do seu coração”. 6
Porque assim como os dias passam, da mesma forma acabam as angústias da alma. E por isso que elevarei perante o meu Deus hinos de grande triunfo. Pois, o Senhor é vitorioso nas batalhas; o meu Deus é poderoso nas guerras porque assim está escrito: “O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra”. 7
Se alguma vez tive motivo para me entristecer, maior razão tenho agora para a minha alma se encher de alegria, pois, aos poucos vai se findando minha agonia, pois, minha vontade é de erguer as minhas mãos aos Céus e dá graças ao meu Deus pelas Maravilhas que fez em minha vida. Se no princípio o meu espírito estava agonizando em dor, a minha alma regozijará pelo seu alívio. Como está escrito: “Em seis angústias te livrará; e na sétima o mal te não tocará”. 8 Nisto aplicarei o meu coração para quê confiando no Senhor me fortaleça e esperando por Sua providência, creia e nunca mais vacile. LOUVEM A DEUS!!!

1) Ageu 1:7

2) Sofonias 3:17

3) Provérbios 18:12

4) Provérbios 19:23

5) Salmos 9:9

6) Eclesiastes 5:20

7) Salmos 24:8

8) Jó 5:19

                       PABLO DUARTE







Nenhum comentário:

Postar um comentário