terça-feira, 28 de dezembro de 2010


“Até Aqui Me Ajudou

o Senhor”...





EU LOUVAREI o Senhor, pelos seus feitos! Cantarei hinos de gratidão ao Seu nome. Cantarei com júbilo de como me guiou e de como me fez resistir, aos meus temores. Louvarei o Senhor para sempre. Como está escrito: “Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que Ele tem feito a minha alma”.¹ Sim, contarei a toda Congregação, das coisas que Deus têm feito e testemunharei a toda a gente, da grandeza do Senhor; como está escrito: “E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os Seus feitos”.²

Por isso que o meu louvor é verdadeiro, pois, no meu íntimo não existe engano; o Senhor me livrou das minhas aflições, e pôs em minha boca um cântico novo! “Porque até aqui me ajudou o Senhor”, ³ e não cessarei de bendizer o nome do meu Deus. Cantarei e também escreverei em meus Salmos, do Deus a quem tenho crido.

Do Senhor testemunharei a todos os homens, e eles se lembrarão de que eu já fui um homem de dores, mas que o meu Deus restaurou a minha condição, não como dantes me encontrava, mas pelo fato de que deveria ter nascido na forma original como todos os homens são em seu físico. Como está escrito: “Mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. 4

Se cessar de louvar ao meu Deus, qual dos homens desta Congregação prestará Culto ao Senhor? Porque o que tenho visto, é tão somente louvores de almas não tão desejosas de adorá-LO, mas de afrontá-LO todo o dia. E se bem conheço a vós, tendes se achado longe do Senhor. E estando longe, também tendes vos encontrado em falta diante de Deus.

Mas eu louvarei ao meu Senhor, e a Ele renderei toda a Glória. A minha alma não se esquecerá do que o Altíssimo têm feito em minha vida, e nem tão pouco omitirá os Seus benefícios. Como está escrito: “Tal será o conhecimento da sabedoria para a tua alma: Se a achares, haverá para ti galardão, e não será cortada a tua expectação”. 5 E qual será a minha expectativa perante estas coisas? Se a minha esperança está em meu Deus, porque deveria eu pôr em dúvida aquilo que já tenho crido? Se Deus é quem me conforta dia após dia, porque deveria eu estar longe de Seus conselhos? Não há homem que, estando longe de Deus não tenha se jogado na lama. Mas eu sou um pecador como qualquer um de vós, tendo o risco a cair nos mesmos erros, mas sabendo que o Senhor me sustenta, não me desvio, nem para a direita e nem para a esquerda. Como está escrito: “O Senhor é a força do Seu povo: Também é a força salvadora do Seu Ungido”. 6 Me perguntais: “Porque estais tão seguro em vosso caminho? Se o Mundo com todo o seu brilho lhes roubar a paz, certamente não cairás? Sim, certamente, mas se Deus é o meu escudo, creio que o mal não poderá me atingir. Porque o Senhor me auxilia, e me sustenta com a Sua mão. Agora eu vos pergunto: Que lucro teria vós estando longe de Deus? Se não acreditais naquilo que não podem ver, porque ainda por descuido clamam em vão pelo nome do Senhor? Se isto é o que muitas vezes acontece comigo, porque motivo eu acreditaria em algo que me traz desilusão? Então vos respondo: O meu Deus existe, e se vós credes também, em verdade vos digo que, o Senhor se manifestará tão somente para aqueles que O creem. Como está escrito: “E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e nada te faltará. Também saberás que se multiplicará a tua semente e a tua posteridade como a erva da terra”. 7 Se eu não cresse nestas coisas por mais que delas as escrevesse, de nada me serviria.

E se o meu Deus me guiou até aqui, creio que Ele têm muitos propósitos para mim, do que os conselhos vãos de homens tolos e que nada sabem. Como está escrito: “No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para Seus filhos”. 8

Se todos aqueles sentissem a essência da presença de Deus, mesmo que a isto não os fizessem percebê-LO, não duvidariam tanto da existência do Senhor.

Eu confio no meu Senhor; o meu Deus é o que me sustenta, e me mantem com a Sua mão. Por isso louvarei ao meu Deus para sempre. E não cessarei de louva o nome do Senhor.

Porque se Deus fez Maravilhas em mim, porque razão deveria eu deixá-LO? De modo algum deixarei o meu Senhor, pois, Ele é quem toma conta de mim. Na angústia, o Senhor me ampara, e na aflição me fortalece. O Senhor é o refúgio e também o meu retiro o qual desejo refletir quando sozinho eu estiver.

Não aceitarei convites vãos de homens que de dia e de noite têm afrontado o meu Deus. Não deixarei que o homem me tente a ser um beberrão, mas se me tentar, e eu nela cair, não darei aos demônios à minha mente para que a domine por completo. Porque da minha vida, Deus já cuida dela. Se eu não dominar a mim mesmo, o que será de minha alma? Mas eu me lembrarei do meu Senhor e a Ele depositarei a minha confiança. A cada instante, o Senhor me aconselha e me guia no caminho certo. Por isso, que não tenho prazer neste mundo e nem tão pouco pelo o que ele oferece. Contudo, o meu maior prazer é permanecer para sempre bem mais perto de Deus. LOUVEM A DEUS!!!





1) Salmos 66:16

2) Salmos 64:9

3) 1Samuel 7:12

4) São João 9:3

5) Provérbios 24:14

6) Salmos 28:8

7) Jó 5:24-25

8) Provérbios 14:26



                                                        PABLO DUARTE






































Nenhum comentário:

Postar um comentário