segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

“A Pena Destra do Escritor”.






“O MEU CORAÇÃO ferve com palavras boas; falo do que tenho feito no tocante ao Rei: A minha língua é a pena de um destro escritor”.¹ Eu escreverei das Maravilhas de Deus e das grandes coisas que tem feito. Com grande alegria falarei dos conselhos que tem me dado e que de pronto os ouvi. Colocarei a minha mão como dantes, para escrever palavras retas e cuja a sabedoria impera e da qual o conhecimento Esplandece. Como está escrito: “Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade: Mas o homem fiel, quem o achará?” ² Sim, quem encontrará um homem que seja fiel aos princípios do Senhor para quê possa render louvores? Na verdade, dentre todas as coisas que tenho visto, também não achei ninguém que me dissesse a mim, algo tão grandioso senão o meu Deus. Como está escrito: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”. ³ E se aquilo que tenho dito em letras se confirma nas Escrituras, porque então duvidar delas? E há quem prospere escrevendo coisas vãs; o néscio faz isto todo dia, e aqueles que o leem, aprovam suas instruções. Como está escrito: “Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-LHE sacrifícios.” 4 Mas há certos homens que, nem tem feito justiça e nem tão pouco julgado com retidão; mas o que tem eles feito é tão somente oferecer sacrifícios vãos, e com isso, desonrado ao Senhor no tocante ao que tem dito contra o meu Deus; como também está escrito: “A testemunha mentirosa perecerá, mas o homem que ouve falará sem imputação”. 5 E quem será imputado? Cortado será do mundo dos vivos o homem que proferir coisas vãs. Pois suas fábulas tem sido uma afronta contra o meu Deus.

Mas eu escreverei da bondade do Senhor e dos conselhos que a mim me tem dado. Porque o que escrevo são preceitos verdadeiros e dos quais não se pode fugir delas. Porque o que digo em letras, digo na verdade segundo o que têm dito o meu Senhor. Porque toda a terra está cheia do Seu conhecimento e das quais retenho para a minha meditação. E não direi nada que seja inútil para mim, pois, se nesse caso o disser, será também inútil para outros o meu testemunho. Como está escrito: “Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor”. 6

Há outras penas que se negam a registrar coisas eternas, e homens cuja mão é dominada a escrever vãs canções. Se o meu louvor é verdadeiro, não terei temor do testemunho que dou perante a esta Congregação. A pena destra do Salmista é a mesma que hoje guarda em suas asas os áureos de Seus escritos. E quem disse que Deus as revela fora do que já foi revelado? Como está escrito: “As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus, porém, as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre”.... 7 Aquele que ostenta maior sabedoria não a terá, porque soberbo se tornou a seus próprios olhos; porque o que corrompe o seu conhecimento, sábio não é. E o homem que usá-lo com retidão e outro vier a desprezar a sabedoria de suas palavras, tolo se fez, pois, quando ele desejar instruir a outros também o considerarão mais tolo dentre os homens.

Não colocarei em minha mente pensamentos errôneos de Fábulas dos quais os letrados deste Século pregam, mas defenderei a minha doutrina, a doutrina de Deus; como está escrito: “O coração do sábio instrui a sua boca, e acrescenta doutrina aos seus lábios”. 8

O homem sábio escreve coisas excelentes e não será vão quando outros a lerem; porque ouvir os conselhos do Senhor é melhor do que ouvir a instrução de homens. Reter o que é bom jamais deveria ser um fardo para quem o busca, pois, se ele procura reter coisas boas, porque reclama daquilo que está tão perto do que escondido? Aquele que busca conhecer os conselhos do Senhor, não temerá quando o inimigo bater a sua porta; porquanto tem depositado a sua confiança no Altíssimo. Porque se eu propago o nome do meu Deus não durmo e se ouço de Suas Maravilhas, me foge o sono. Porque assim está escrito: “Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada”. 9 E há quem se agrade de ouvir e aprender coisas tolas. E há quem deseje reter delas, [ o bem ]. Mas eu, almejo ouvir os conselhos de Deus e deles aplicá-los em minhas veredas.

De madrugada busco a instrução do Senhor porquê para mim, não são tão enfadonhas, pois, nunca me canso de registrar em meus salmos, as grandes e magníficas maravilhas de Deus. Porque o meu maior prazer está em meditar nelas de dia e de noite. Se eu pudesse não conhecer o mal, ficaria feliz por desejar estar longe de tudo aquilo que a mim, me corrói os ossos e consome minha alma. Mas se até com eles tenho que aprender, que o homem nada é, então proveitoso é não seguir os passos de gente má e perversa.

Eu elevarei louvores ao meu Deus e a Ele bendirei o Seu eterno nome. Para sempre escreverei os meus Salmos com júbilo e grande alegria. Porque se todo homem pudesse pelo menos por um momento estar a sós com o Senhor escutariam a Sua voz em meio ao silêncio; então ficariam maravilhados. Assim, fico eu também impressionado com essas coisas, porque são delas que a pena dirige os louvores ao por nas linhas a grandeza de Deus. LOUVEM A DEUS!!!



1) Salmos 45:1

2) Provérbios 20:6

3) Provérbios 19:21

4) Provérbios 21:3

5) Provérbios 21:28

6) Salmos 33:5

7) Deuteronômio 29:29

8) Provérbios 16:23

9) Provérbios 8:34

                                                                        PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário