terça-feira, 1 de maio de 2012

“DURO É ESTE DISCURSO”...




POSSO DIZER muitas coisas pelas quais o meu discurso vos aborrece. Mas ainda que todos vós detesteis as verdades pelas quais sempre negastes, prosseguirei em meus discursos. Honrarei o meu Deus e contarei a toda gente dos Seus feitos. Pois, o que têm valido permanecer na fé e não crer em nada que vos foi ensinado? Como está escrito: “Não havendo Profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado”.¹ Sim, quem pode ouvir um duro discurso? Porque a verdade fere como uma espada e a mentira é como uma pluma que cai suavemente, mas que todos as aceitam de bom grado. E por negar em ouvir a verdade, que muitos queridos nossos se perderam. Pois, eles se corrompem em vãs doutrinas as quais ao ter convencido os tais, foram lançados no cárcere para dali nunca mais saírem. Porque o que eles pregam é tão somente para agradar a si mesmos e não a Deus. Esses doutores da Lei, tem interpretado as escrituras do seu próprio modo, mas negam a essência dela. Falam de um modo como se Deus por eles operasse; como está escrito: “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus”.² Disse um Sábio: “Se eliminarmos Deus do processo criativo, eliminamos a própria existência, retornamos ao vácuo completo, imergimos na esterilidade tirânica do nada”.³ Mas isto pouco se interessam em saber. Contudo, o que eles deviam ler não lêem, e o que lêem deviam não ler. Mas as fábulas os cegam para a verdade das quais tem preenchido mais que a doutrina de Deus. E se não fosse o Senhor a erguer-me pelas mãos, abatida estaria a minha alma. O Seu Templo é o meu lugar de refúgio, pois, nele tenho prazer em ficar. Ali, na Casa do meu Deus é onde busco a Sua face e tenho mais contentamento de conhecê-LO. Disse um Sábio: “O amor é a fonte mais excelente de solidão”.4 E se a solidão é melhor que a companhia dos homens, a presença do meu Deus suficiente é, para cobrir como um véu todo o meu pecado. Pois, o Senhor é quem me protege e me guarda de ser assaltado por pastores vãos; como está escrito: “Os ímpios na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram”.5 E vós já estais cansados de ouvir sobre os feitos de Deus? Eu, contudo, estou mais cansado é de peregrinar neste Mundo do qual a nada me atrai. Porque o prazer que a isso tem para mim, é tão somente desprezo; pois, se esta Congregação não se importa comigo, quanto mais os ímpios em suas vãs doutrinas? Mas sei que Deus olha para mim, e não me deixa só.


Quanto ao meu modo de proceder, peço a todos vós: Que se quiserem me ver manso como desejais, primeiro honrem a si mesmos para serem honrado por mim. Porque o que tem valido eu ouvir os vossos discursos se nem o que pregam praticam? Até o mais sábio dentre vós, seja anciãos, pastores e bispos, tem entendido com humildade essa minha pregação a qual vós não escutais. Porque se tiverdes amor Deus atenderá os desejos de vossos corações. O Senhor esteja convosco para sempre. LOUVEM A DEUS!!!



1) Provérbios 29:18



2) Salmos 9:17

3) Augusto Cury = Fonte: Os Segredos do Pai Nosso Pág. 14

4) Augusto Cury = Fonte: A Sabedoria Nossa de Cada Dia Pág. 16

5) Salmos 10:2





                                                       PABLO DUARTE





Nenhum comentário:

Postar um comentário