quinta-feira, 17 de maio de 2012

O SENHOR ASCENSORISTA


A Glória de Deus















“PARA O ENTENDIDO, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está em baixo”. ¹ Posso entender o meu caminho; que a vida pela qual me mantêm em pé é para cima, mas que o desviar delas é corromper a própria alma. Se isto é difícil de compreender, pior será quando chegar ao seu fim. Disse um Sábio: “Antes de qualquer coisa, é preciso converter-se pelo temor de Deus para conhecer-LHE a vontade, para saber o que Ele nos ordena buscar ou rejeitar”. ² Mas como aqueles que, porventura perguntarem por mim, agirá quando eu estiver ausente? Bem estou certo, de que eles não saberão agir quando sentirem falta da minha presença; como está escrito: “O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”.³ Contudo, eles não se desviarão de cometer atos errôneos, mas permanecerão no erro. E apesar de tê-los os instruído, não se lembrarão como hão de proceder. Disse um Sábio: “Quanto menos se conhece alguém, mais corremos o risco de construir sua imagem de maneira distorcida, aumentando-a ou diminuindo-a”. 4 Mas quero conhecer o meu Deus e entender a Sua vontade. Desejo eu não fazer caso para não maldizer ao meu Senhor. Porque se for assim, não estarei sendo reto e nem tão pouco justo diante d’Aquele que me justifica. Pois, a minha glória, isto é, a minha vontade não me pertence, mas é do Deus que a mim me glorifica. Para quê a Sua justiça reflita aos homens a luz que em mim existe. E assim diz o Senhor da Ascensão: “Vós me buscareis, e não me achareis; e onde Eu estou vós não podeis vir”. 5 Disse uma Sábia: “Maravilhosa será a transformação operada naquele que, pela fé, abre a porta do coração ao Salvador”. 6 Bem estou certo das coisas pelas quais tenho dito a vós, porque alguns as aceitam de bom grado, porém outros tem negado o Esplendor com que tenho escrito minhas epístolas. Porque as coisas que tenho ouvido em silêncio, são aquelas que guardo em segredo dentro das portas de minha alma. Pois, há homens que choram o pavor repentino, e gente que murmura da própria vida, jovens que se entregam a tristeza, varões que cantam canções de lamentos e servos que exaltam a Deus com suas harpas. Mas não há nada que neles eu contemplasse que me trouxesse alegria. Porque o que ocorre com eles não sucede comigo, e o que sucede comigo feliz seria se da mesma forma acontecesse assim como ocorre com eles. E se Deus não despreza a eles, porque eu deveria desprezá-los? Se eu desço ou subo com eles, para quê ignorá-los? É assim que o vosso modo de interpretar procede, vós que sois homens racionais? Ouçam interpretes da lei: Não importa se os homens desçam ou subam ao Céu, mas antes que subam, que sejam os tais primeiro transformados porque o Céu onde habita a Majestade de Deus é o lugar do Seu trono. Por isso o Senhor disse: “E o que jurar pelo Céu jura pelo trono de Deus, e por Aquele que está assentado nele”. 7 Me respondam agora se puderem: É possível irmos ao Céu da maneira como estamos? Se os filhos de Zebedeu não lhes foram permitido, o Senhor desonraria a Ele mesmo se tivesse deixado ir junto com seu pecado. Por isso que nem sempre será possível a subida para aqueles que não estiverem prontos; porque o Senhor da Ascensão é Santo assim como é Santo o Seu arrebatamento.


A glória dos que foram trasladados não se pode medir a tamanha grandeza do feito. Se dois varões foram para junto de Deus antes de nós, é pelo motivo de terem eles se encontrado puros diante do Senhor. Mas nós que permanecemos no erro queremos ir sem purificarmos nossa alma. Como dois filhos de Arão, que puseram fogo estranho no Altar, da mesma forma procedemos nós ao afrontar o nosso Deus com Cultos vãos. E tendo a ousadia dizemos: Queremos subir com o Senhor e encontrá-LO nos ares. Mas o desejo de Deus jamais é feito, porque queremos fazer a nossa própria vontade e não a vontade do Senhor da Ascensão. Porque o desejo de Deus não é nosso querer, nem o nosso querer é o desejo de Deus. Se não houver humildade não existirá amor, e não havendo amor tolo serão os conselhos. LOUVEM A DEUS!!!



1) Provérbios 15:24

2) Santo Agostinho – Fonte: Agostinho de A a Z pág. 51

3) Provérbios 16:17

4) Augusto Cury – Fonte: Os Segredos do Pai Nosso pág. 26

5) São João 7:34

6) Ellen G. White – Fonte: A Ciência do Bom Viver pág. 93

7) São Mateus 23:22





                                              PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário