quinta-feira, 28 de janeiro de 2016



DIANTE DOS 
CABELOS BRANCOS



QUEM PORTANTO compreenderá os velhos? Quem então entenderá as suas dores? Nós que temos nos tornado um bando de filhos insensatos, o que diremos diante destas coisas? Se eu não me levantar diante dos velhos, o que será de mim se eu não honrar os seus cabelos brancos? Como está escrito: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu Sou o Senhor”.¹
Se eu de pronto não tivesse sentido as dores dos anciãos, jamais os teria entendido. Mas senti na carne como eles têm padecido a injustiça deste Mundo. Por isso cessei de julgá-los, porque os tais são Sábios e grande é a sua sabedoria; como está escrito: “Anda com os Sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido”.² Como portanto, não iria temê-los? Se eles são a imagem e a semelhança Suprema de Deus, como eu não poderia prestar honras a eles? Porque assim a promessa do Senhor foi dirigida ao povo de Israel no deserto. Pois, eles saíram do Egito e da Casa da Servidão, e o Senhor Deus do Universo colocou diante deles os Dez Mandamentos. No Quinto Mandamento foi pronunciado a promessa a todas as gerações. E assim diz o Senhor: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.³ Se eu cujos anos são quarenta tenho que ainda honrá-los, quanto mais vós ó jovens não tendes de prestar honras a mim? Como já vos tenho dito: “Porque é das mexas que se formam as cãs”. 4 Louvado seja o Senhor! Porque me mostrou coisas diferentes e me ensina a amar aos de idade avançada e aprender com eles. Por isso que o meu prazer está em compreender as coisas de Deus e transmiti-las aos homens. Porque eu estou certo que quando os meus cabelos ficarem brancos, ensinarei a virtude a todos que a mim me cercarem. 
Ó jovens, respeitem aos que no seu caminho já andaram neste Mundo antes de vós terem chegado a existir. Pois eles têm muito a vos ensinar e vós tendes muito que aprender. Como está escrito: “A Doutrina do Sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte”. 5 

Quem portanto compreenderá os velhos? E quem dentre vós se levantará para honrar os seus cabelos brancos? E quem dentre vós deseja ser guiado pelos seus Cajados? Ora, o Deus a quem vós adorais é o Supremo Ancião de Dias, pois, Daniel referindo-se ao Senhor, disse: “Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos e os vencia. Até que veio o Ancião de Dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o Reino”. 6

Vós sois a imagem e a semelhança do Senhor, e que da mesma forma que se deve prestar honra aos de avançada idade, muito mais tendes de honrar a Deus a quem vós dizeis que adorais.
Eu ainda sou muito moço diante dos velhos, mas sou velho diante dos moços. A esta geração de jovens é que canto os meus louvores e conselhos. Os Anciãos tem vos condenado por causa da vossa maneira de viver, e por vós não dardes ouvidos aos seus conselhos. Como está escrito: “O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência achará o bem”. 7

O que dantes havia condenado, hoje Deus mostrou-me quanta sabedoria existe nas veredas dos Sábios. Pois, a eles tenho prazer em ouvir e propagar a todos os homens da sabedoria deles. Pois assim está escrito: “Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma Cidade”.E assim como Deus é Eterno, porque não sermos nós longânimos de espírito? Porque o próprio Deus é o que permanece para sempre e por toda a Eternidade. LOUVEM A DEUS!!!


1)Levítico 19:32

2)Provérbios 13:20

3)Êxodo 20:12

4)Mensagens Cristãs - Breve Tempo


5)Provérbios 13:14


6)Daniel 7:21-22

7)Provérbios 19:8

8)Provérbios 16:32

                 
PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário