quarta-feira, 14 de julho de 2010

O OURO E A PRATA






HÁ MUITAS coisas que na verdade o homem não entende e pelas quais eles tem se enriquecido violando as Leis de Deus. Eles têm roubado não somente o ganho do pobre, mas assaltado a sua paz. Como está escrito: “Pois que tanto gostaram de andar errantes, e não retiveram os seus pés, por isso o Senhor não se agrada deles, mas agora se lembrará da iniqüidade deles, e visitará os seus pecados”. ¹ Se eles têm roubado a paz do humilde, o que não poderão fazer com os que pregam a mesma doutrina? Ai de mim se eu me ajuntar a eles, então seria achado como cúmplice de seus pecados. Como também está escrito: “Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar”. ²

Se tinha então motivos para ficar longe deles o Senhor me preveniu dizendo: “A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade”. ³

E se assim tem eles roubado ao meu Deus, o que farão aqueles que até mesmo dentro do Recinto Sagrado, tem retido o ouro e a prata para si, encobrindo-as aos olhos dos homens? Pois, quem deles descobrirá este pecado? Se eu pudesse contar o que fazem em oculto, revelaria então para vós; mas deixarei que a isto Deus julgue e contra os pecados deles faça justiça. Se pelo engano os homens tem roubado uns aos outros despercebidos, ao Senhor bem estou certo que jamais poderão enganar. Porque tudo o que se sucede debaixo do Sol e até mesmo nos Céus, os Olhos de Deus pousa sobre elas.

Posso enganar a mim mesmo? Porque o que digo é segundo diz a Lei do Senhor; pois, eu mesmo não tenho autoridade alguma de julgar a ninguém. E a riqueza dos homens tem alcançado os limites de seu orgulho, e por elas os tais tornaram-se cegos.

E o que dizer de vós, doutores da Lei, que tendes contado os dízimos e as ofertas num dia que é Sagrado para o Senhor? Não sabeis vós que isto é abominável para Deus? Porque então cometeis ainda tais pecados na luz como tivesse nas trevas? Se eu julgo a vossa má maneira de proceder, quem sois vós para julgar a minha alma de tais pecados? Como está escrito: “E deitaram sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo”. 4



Se tendes pensado encobrir dos Olhos de Deus os vossos pecados, enganais a vós mesmos, não ao Senhor.

Continue errantes diante de Deus, mas cuidais que os vossos pecados não caiam sobre mim, porque o que digo e como já vos disse: É segundo diz a Lei do Senhor. Porque se eu for cúmplice de vossas transgressões serei achado também em falta; como está escrito: “Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os Teus Olhos à razão”. 5 Eu estou errado? Tenho dito alguma tolice para vós que estremeceu as estrutura de vossas ações? Vós tendes me repreendido por coisas que nunca fiz, agora direi coisas que vós nunca fizestes.

Quem tem autoridade de me dizer que é justo diante de Deus? Quem me convencerá de maiores pecados? Qual o homem que me encostará e dirá o que é certo ou errado? Será que vós sabeis o que é humildade? Quem está roubando ao Senhor, sou eu!? Deus cuida de mim, e julgará a minha causa contra vós, e provará que tenho sido inocente de vossas acusações; como está escrito: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; a Tua mão direita há delícias perpetuamente”. 6 Como já disse: Não serei amigo daqueles que profanam o nome de Deus e nem tão pouco afrontam ao meu Senhor. Porque o Senhor Deus do Universo já disse: “Eis que enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, e fá-los-ei como a figos podres que não se pode comer, de ruins que são”. 7

O Senhor vos fará ver a vingança diante dos meus olhos, pois, julgaram um inocente e inocentaram um culpado. Quando então sobressair a luz da verdade perante vossos olhos, em verdade digo, que hão de me pedir perdão pela vossa injustiça. Como está escrito: “Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste”... 8 LOUVEM A DEUS!!!





1) Jeremias 14:10

2) Salmos 36:12

3) Salmos 10:7

4) 1Crônicas 25:8

5) Salmos 17:2

6) Salmos 16:11

7) Jeremias 29:17

8) Salmos 17:3



PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário