quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Vida do Salmista












AH! SE AQUELES que a mim, me cercam me ouvissem e entendessem os motivos de minhas queixas, certamente compreenderiam a minha dor. Quando peço algo a eles, deixam para depois, e desde menino que vejo as mesmas coisas acontecerem, e tudo suceder-se contra mim. 

Mas se eu levar em questão os meus motivos, estou bem certo que de pronto jamais estarão de acordo com o que falo. Quem dera se existisse um que me desse ouvidos e aos meus conselhos escutasse, então minha alegria seria completa. Mas na minha vida, não é assim. Eles desejam me instruir, contudo, não querem ser instruídos. Quando menino, os meus pais me olhavam como alguém que de nada sabe e nem tão pouco conhece. Porém, quando cresci e me tornei um homem, suplicam para que eu os socorram. Tenho muito a ensinar aos meus irmãos do que eles a mim. O Primogênito de minha Casa, têm mais glória por ser ele, o primeiro, mas na vida, pouco conhece dos infortúnios; quanto a minha irmã, essa desconhece a real angústia do Mundo, e quando tenta compreender o íntimo dos homens, leva sobre si, toda a carga deles como uma formiga ao levar uma multidão de galhos secos em suas costas, e acaba desabando toda a sua fúria em quem desconhece sua dor. Mas eu, que desde a minha mocidade conheço as astúcias deste Século, falam que de nada sei, mas prostram-se e suplicam por auxílio, a mim.

Na verdade, a minha vida de nada é. Porque até quando vou para a Casa do meu Deus, a Congregação torna-se indiferentes diante de mim. Contudo, há alguns que ainda me consideram, e são esses que me consideram que também tornam-se mais indiferentes do que os tais que me desprezam. Mas o meu Deus, o Deus do Universo a quem chamo, vingou por mim, aqueles que pensavam que jamais eu sairia do meu exílio e colocou-me num lugar sublime e digno de honra. Mas a minha oração, é pela Casa de Israel, pelos Tiranos que não repreendem os seus filhos e nem tão pouco tem tido a mão pesada para disciplinarem os que provocam alaridos dentro do Templo. Porque eles mesmos têm tornado-se desobedientes que não respeitam os outros e exigem, que sejam respeitados. Há outros que, mal acabo de falar e eles interrompem a minha voz. Eu sou um incomodo para eles, porque digo a verdade e não minto. Com a certeza que tenho em minha alma, se viesse a morrer, as suas lágrimas não fariam a menor importância para mim, porque se não choraram em vida, vós pensais que prantearão a minha morte? E se chorarem, tornaram-se mentirosos, porque nenhum manifestou o seu amor para comigo. Se de tudo que vivi até aqui, não têm servido de valia para os meus irmãos, que o auxílio dos outros me falte para que sintam falta da minha ajuda. Seja eu extirpado do trabalho, para que eles não mais estejam aos meus pés, suplicando por misericórdia. Porque quando clamei por misericórdia, viraram-me as costas e nenhum auxílio me foi concedido.

Os segredos deles são bem guardados, pois, fazem e não me dão a conhecer as suas intenções. Mas eu tenho que contá-los as minhas razões como se eles pudessem fazer algo por mim; como está escrito: “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.¹

Mas Deus, o meu Deus, têm provido a mim, o necessário, para que eu me sustente e ajude aos que clamam por auxílio. Pois, quem é o homem que fazendo o bem, não receberá o seu galardão? Feliz é aquele que, quando o Senhor voltar, achá-lo servindo assim. Porque Deus é Deus para sempre e por toda a eternidade. LOUVEM A DEUS!!!


1) Provérbios 28:13
PABLO DUARTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário