quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O SILÊNCIO DE DEUS








POSSO ENTENDER agora, a razão do meu Senhor não falar em alta voz. Os homens não tem ficado quietos, e falam mais em coisas vãs do que no Criador de todas as coisas.

O barulho é intenso, e enquanto o sol não cumprir o seu percurso, o Senhor ficará em silêncio até que chegue a noite e toda a criatura se cale; como está escrito: “Cale-se, toda a carne, diante do Senhor, porque Ele despertou na Sua Santa Morada”. ¹

O povo de Israel, quando estavam perante o Monte Sinai, temeram porque o Senhor Deus do Universo havia se manifestado nos trovões; como está escrito: “E todo o povo viu os trovões, e o sonido da buzina, e o Monte fumegando; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de longe”.² Mas, quem temerá a voz rouca dos trovões? Pois, se então elas se manifestassem, ficaria feliz por ouvir a voz de Deus ecoar pelos recantos do Mundo. 

Vós, não tendes tido medo de coisa alguma e nem mesmo da própria morte, pois, aventuram-se em loucuras e brincam com o ceifeiro de almas. Porque então tendes tido medo de ouvir a Deus? Praticar a perversidade, é diversão para o ímpio, mas para o justo, é doidice. Fazer o bem é tão agradável como dar de beber um copo de água fria ao sedento de sede. Mas quando é o mal que predomina, para longe dele foge o Sábio.

Contudo, eu, procuro manter-me próximo daquilo que me alegra. Se na Casa do meu Deus existe um grande alarido, quem pode ouvir o Mensageiro? Mas quando estou no meu aposento e toda a Cidade se cala, posso ouvir os conselhos do meu Senhor; como está escrito: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”.³

Sim, agora entendi o motivo pelo qual o meu Senhor não fala em alta voz; pois, porque o meu Deus e Senhor do Céu e da terra, somente fala quando toda a criatura descansa e se cala. Pois Deus não habita no tormento, mas no fluir das correntezas tranquilas. Se em meio ao silêncio ouvirdes com atenção a voz do Senhor, certamente o Altíssimo Deus, falará convosco. Mas se em meio ao tumulto e a confusão da Cidade, não tendes conseguido ouvir a voz do Senhor, eleve os vossos pensamentos ao Rei da Glória, então, no meio do alarido, ouvireis a voz do Senhor Deus do Universo a sussurrar em vossos ouvidos e penetrar o mais íntimo da alma; como está escrito: “Vinde e vede as obras de Deus; é terrível nos Seus feitos para com os filhos dos homens”. 4 


Porém, quando chegar a noite e a madrugada a coroá-la, então me aquietarei em meu lugar, e ouvirei a voz do meu Deus no Silêncio.

Se bem, que, há alguns que não merecem ouvir nem tão pouco do Mensageiro, das coisas que Deus têm planejado para eles, coisas boas e Eternas. Porque o que tem feito não mais ouvirmos a voz do nosso Criador, é o desejo de estarmos bem longe do Céu. Pois, quanto mais o homem se aproxima de Deus, mais a Sua voz é nítida, contudo, se estivermos longe, nada escutaremos; como está escrito: “Faz dos ventos Seus Mensageiros; dos Seus Ministros, um fogo Abrasador”.5

Mas o Senhor entende o quanto desejais ouvir a Sua voz a sussurrar em vossos ouvidos. Porém, sei que até ao meu redor o Senhor me fala de uma maneira tremenda e que a Sua voz ecoa em minha mente. Porque o silêncio é a porta pela qual Deus entra para que nós na quietude do lugar, ouçamos os Seus conselhos; como está escrito: “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos”.6

Portanto, calai-vos e ouçam a voz mansa e suave do nosso Deus, e quando ouvirdes, aprenderão a ouvir o que vem do alto e Sublime Trono. Porque Deus é o Senhor Deus Jeová do Universo para sempre e Eternamente. LOUVEM A DEUS!!!


1) Zacarias 2:13
2) Êxodo 20:18
3) Provérbios 19:21
4) Salmos 66:5
5) Salmos 104:4
6) Salmos 32:8
                                                  PABLO DUARTE










Nenhum comentário:

Postar um comentário