terça-feira, 17 de novembro de 2015

Difícil de Ser Conquistado





TENHO uma dor profunda, e uma grande tristeza que corrói a cada dia a minha alma, sem que os inocentes percebam. Dentro de mim, escorre lágrimas na face do meu íntimo e que ninguém vê senão Deus. A dor que há em meu coração é intensa e que arde mais que uma lança cuja ponta de ferro é afiada. Eu sou como um cão entre os carros, desejando a morte por causa do desgosto desta vida. Porque da boca de um louco vi sair as mais tortuosas tolices e que me fez ficar numa grande aflição. A sua aparência era de quem se assenta no trono e cuja sabedoria, se eleva além de sua própria soberba. 

Por duas vezes cantei e louvei ao meu Deus, mas o meu inimigo estava de longe me espreitando como desejando que eu caísse em algum deslize. Os que o conclamaram, exaltavam o seu discurso e engrandeciam a sua sabedoria. O povo glorificava ao meu Deus, mas ele, se engrandecia por ser o único na Casa do Senhor para consolar uma multidão que sentada, ouvia o brado de sua débil sabedoria. Saí da presença dele e da multidão que ouviam os louvores que eram elevados a Deus. 

De longe eu ouvia também os cânticos e os Salmos entoados pela Congregação. Debaixo da árvore olhava ele o vislumbre dos que louvavam ao Deus Jeová do Universo. Porém, eu, estava certo de que se estivesse ainda junto da Congregação, se dirigiria ele até mim, e me faria perguntas sem sentido algum. Porque conheço o seu costume e desconfio de suas astutas ações.

Pois, ele é mais sutil que a própria casta de Demônios e que só pode ser expulso se ignorar a sua maldade. Mas a minha angústia prosseguiu até o dia seguinte e que criou conceiras nos ouvidos da mulher em quem eu amo. Porque a minha alma estava ferida, não havia ninguém que me acudisse. A compreensão estava longe dos que pensavam em ter me feito o bem. Pois, assim eu disse: Quem me dera eu saísse de minha Casa e me jogasse no primeiro Precipício que porventura visse, já que o Senhor não deu cabo de minha vida e nem tão pouco me tirou deste Mundo onde a perversidade impera, do que ouvir um discurso de um Ancião soberbo. Continuei na presença de Deus, mas me ausentei da Congregação e me refugiei num lugar que nem meu é. Dirigi a minha queixa ao Senhor e disse: Meu Deus, se este homem soberbo não for o que imagino, que ele nunca seja colocado a frente de tua Casa. Porque ele não reconhece sua miséria, e está sempre pronto para acusar tanto a mim, como aos outros da Casa de Israel. Eu sei destas coisas porque conheço a minha dor. Ninguém viu minha angústia e nem tão pouco me acudiram quando diante do Sacerdote o meu íntimo agonizava de dor e tristeza por causa das lembranças que dele me traziam grande mágoa. Os meus olhos contemplavam o rosto de um homem que se orgulhava de sua sabedoria. E nem mesmo o meu próprio anjo que estava comigo, não compreendia o motivo de minha queixa.

Agora vos pergunto: Quem me consolará? E quem vai me acolher para que eu chore as pancadas que me trouxeram a mim, cicatrizes? Quem me sarará e porá para bem longe de mim, o homem cuja língua é como uma espada afiada? Pois, este povo não me escuta e jamais me ouvirá. Não nasci para ser açoitado por Sacerdotes e nem tão pouco por um Ancião sem entendimento. Deus o corrija e faça com que se humilhe a tal ponto que reconheça que ele nada é. E jamais volte a ofender a quem nunca o fez mal; pois, assim está escrito: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar que uma Cidade forte, e as contendas são como ferrolhos de um Palácio”.¹ Os seus pais estejam livres do castigo, mas ele, o Senhor o faça chorar até que não haja mais lágrimas para descarregar o seu pranto. Porque da mesma medida que ele me fez ficar em profunda tristeza de alma, o Senhor coloque na balança, porção dobrada das feridas que ele me causou, e faça como no passado fizera quando rebaixou os reis de Babilônia e do Egito. Pois, eu não criei inimigo algum para me perseguir, e nem tão pouco não gerei um filho da perdição para que me matasse. 

Eu conheço as astúcias do mal e esse homem é o pior deles, se o Senhor Deus do Universo não o fizer cair no mais baixo nível de sua ignorância, jamais ele saberá o que é humildade. Porque o maior Sábio é o mais humilde dos homens. Pois, a Sabedoria jamais se unirá com a Soberba, porque a Sabedoria não habita no meio dos orgulhosos, mas sim, na Casa dos humildes. Não ouvirei mais discurso de homens soberbos, não escutarei conselhos de homens dissimulados. Porque eles fazem o que querem, e ainda dizem que foi o Senhor quem os ordenou a falarem tal tolice aos meus ouvidos. Darei sim, ouvidos a quem com voz eloquente, souber falar ao meu coração palavras amáveis. Pois, quem é muito solicitado, muito se exalta, e aos que batem no seu peito e diz: Eu sou, tornou-se o pior dos iletrados. Não ouço discurso de homens dissimulados, mas tenho prazer em ouvir o conselho dos humildes.

Vós, que exaltastes esse soberbo, porque me chamaram sabendo que seria ferido por esse fariseu? Ele mesmo tem se glorificado e têm procurado motivos para me atingir. Todos me trouxeram uma grande tristeza e abriram uma profunda ferida em minha alma, e o meu íntimo só Deus vê o que nenhum homem foi capaz de se compadecer por mim. Jamais vi tamanha crueldade num só homem e o meu coração foi crucificado por gente que nem mesmo se lembrou de mim quando me encontrei ausente da Casa do meu Deus. Ele humilhou um cego e abusou de sua tirana autoridade. Torne-se como serpentes os seus filhos e ele mesmo coma o pó dos seus pés, e se arrastem até criar feridas profundas dos quais não seja curada. Porque assim me desejaram e não me pouparam dessa afronta que fizeram contra mim. Mas se o Senhor Deus do Universo quiser poupar-me, que assim se faça, mas que seja colocado um sinal em mim, para que ele nunca mais me atinja com palavras torpes e vis.

A minha agonia pairava por sobre mim, porque o meu adversário brincou não somente comigo, ferindo minha alma, mas também com os outros dos quais são inocentes; como está escrito: “Assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”.²

Se vós, soubésseis o quanto este homem têm me prejudicado, jamais o teriam chamado para consolar o povo, pois dele não preciso de ser consolado senão por Deus, que é Deus para sempre e por toda a Eternidade. LOUVEM A DEUS!!!







1) Provérbios 18:19

2) Provérbios 26:19



PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário