sexta-feira, 9 de outubro de 2015





O DISCURSO DO SALMISTA 
SOBRE A VIDA




EU CONTINUO esperando por uma Casa, que, pela qual desde os meus tempos de criança, sonhava em tê-la. Em minha mente, imaginava coisas que tão somente aqueles de avançada idade, possuem. Cresci e me tornei um homem, e nada daquilo que havia sonhado se realizou. O meu trabalho é coberto pelas bênçãos de Deus, nisso dou graças ao Senhor e elevo o meu louvor. Tenho, portanto, perguntado: É a vontade de Deus que não obtenha uma Casa? Outros já fizeram aliança com suas mulheres, como elas com os seus esposos, e tiveram o seu lugar. Mas eu, que sou servo do Deus do Universo, não moro em lugar algum senão nas hospedarias de conhecidos. Porque triste é para um homem não ter o seu próprio Palácio e ser eternamente súdito de um reino que não é dele. Como são vãos os meus desejos para o meu Senhor, e mais triste ainda é não puder entender a Sua vontade. Porque tudo acontece ao meu redor, e quando maus rumores chegam aos meus ouvidos, o meu íntimo se consome numa tão grande dor, que o próprio silêncio não consegue me conter. Agora vos pergunto: Este Mundo é justo? Pode-se encontrar em algum lugar dos quatro ventos, justiça nele? Digo-vos uma verdade, que este Mundo é tão justo, que até aqueles que estão sobre nós, são libertos do Cárcere, pois, eles, têm quem os defendam. E nós, quem nos defende? Eu que não moro em lugar nenhum, tenho quem me defenda? Se eu contasse das minhas razões para os homens de boa conduta eles me ouviriam? Como está escrito:“Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.” ¹ Ainda vos pergunto: Este Mundo é justo? Pode-se encontrar em algum lugar dos quatro ventos, justiça nele? Os ricos possuem suas Mansões, mas nem mesmo os pobres e miseráveis não tem direito de ter uma lona para erguer e abrigar-se por debaixo dele. Se eles vivem assim, quanto mais eu que não tenho lugar algum senão na Casa dos outros? Mas eu rogo ainda a Deus por uma Casa, para que tenha eu o meu lugar para que possa descansar e viver feliz.

A minha alma fica tão rodeada de tristeza, que se não fosse por Deus em segurar-me, já teria me jogado do mais profundo precipício. O meu desejo é um anseio que nunca acaba, nem mesmo se fosse na minha morte não cessaria, porque o que nós não conseguimos deixamos para os outros gozar do que nem mesmo não são deles. O Mundo é um vasto campo sem vida cujas sementes nascem perto de lugares pedregosos. Porque até eles procuram um lugar e não encontram; como está escrito: “Pelo que levantou a Sua mão contra eles, afirmando que os faria cair no deserto”… ² 

Eu, contudo, desde o meu tempo de menino, desejei ter o meu lugar, mas o homem morar numa terra que não é dele, é como aquele que pede emprestado e que depois não consegue fugir do seu credor, como está escrito: “Derrama o desprezo sobre os príncipes e os faz andar desgarrados pelo deserto, onde não há caminho”. ³ Se minha vida é assim, o que será daqueles que nunca tiveram o seu lugar e que até agora tem morado em tendas? Eles, sim, são justos por murmurarem a Deus, aquilo que os reis da terra nunca fizeram e que jamais olharam com ternura para a sua condição.

Mas eu, do que tenho que reclamar? Eu sou arremessado de um lugar para o outro da terra, como uma lança sem destino. O favor que se apela, é recompensado por quem não faz o mesmo. Agora todos da “minha Casa”, se acham enfermos como também incapazes de se levantarem, pois, quando eram jovens e andavam, até para si mesmos conseguiam o que desejavam. Mas esse servo do Senhor, e filho do Deus do Universo, nunca foi lembrado, mas sim, esquecido pelos que são da sua própria Casa. Jamais fui considerado como alguém suficiente de ser eficiente naquilo que eles mesmos faziam. Contudo, me olhavam como um verme, e como um miserável que clama por pão na porta. Mas quando cresci e me tornei um homem, não se fez diferença alguma, pois, continuam considerando-me como um tolo, mas quando suplicam pelo meu auxílio, choram de tanto apelar, porque conhecem que eu, tenho como ajudá-los porque assim está escrito: “Deus guarda a Sua violência para Seus filhos, e lhes dá o pago para que o conheça”.4 E o Senhor mostrou a Sua vingança, fazendo-me um varão cheio das bênçãos dos Céus e deixando que eu colocasse no abismo do esquecimento, a minha inocência que desde que quando era menino eu a tinha. Mas agora, todos vem a mim, para que os cubra com as bênçãos que o Senhor Deus do Universo me cobriu e que me colocará ao lado do Seu Trono que é alto e sublime.

Não há do que glorificar a mim mesmo, pois, o meu Deus já me glorifica; porque quem me santifica não sou eu, a mim mesmo, mas o Rei Jeová; como está escrito: “Eis que já tenho ordenado a minha causa e sei que serei achado justo”.5 O Senhor, não encontrará nenhuma falta em mim, caso porventura tenha cometido algum pecado contra alguém, mas me cercará com o Seu véu Santo e assim me rodeará de santidade, pois, Deus é Deus para sempre e por toda a eternidade. LOUVEM A DEUS!!!




1) Salmos 53:3
2) Salmos 106:26
3) Salmos 107:40
4) Jó 21:19
5) Jó 13:18
                                              PABLO DUARTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário