terça-feira, 29 de setembro de 2015


A LEI DE DEUS










EU JÁ VOS PERGUNTEI o que importa mais, as riquezas ou a obediência a Deus? Pois, faço outra pergunta: O que importa mais, obedecer a Deus ou a Sua Lei? Pois, se a Lei de Deus me salvasse, não teria sido necessário erguer o Senhor no madeiro. Porque quem me salva, não é a Lei do Senhor, é o meu Deus. Ah! Homens sem conhecimento, vós, tendes distorcido o que o próprio Deus tem vos ensinado, e que vós, por sua vez, tendes transmitido aos outros de maneira errada; como está escrito: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.¹ Pois, como a Lei pode me salvar? Quem, porventura, derramou o Seu sangue, Deus ou a Lei? O que irá me salvar? O Sábado, ou o meu Deus? Porque vós, tendes insistido nesses rituais sem sentido e tendes sido hipócritas com os que são da Casa de Israel? Se guardais o dia Santo do Senhor, porque acusais os que pensais que no dia da preparação estão transgredindo? Será que vós, também não tendes cometido mais pecados do que os que achais que estão pecando no dia da preparação? Não tem vos achado mais em falta do que aqueles que tendes acusado? Hipócrita é pensar que o Dia do Senhor vos salvará; como está escrito: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior que o infiel”.² Porque o que observa a Lei e as guarda, não julga com soberba aos outros. Mas aquele que observa a Lei e que porventura ver o seu irmão em pecado, não julgue, mas ore; como está escrito: “….Melhor é o vizinho perto do que o irmão longe”.³

A Lei de Deus é eterna, mas mesmo que eu guardasse todos os dez mandamentos e fosse hipócrita para com o meu irmão, de nada me valeria se não houvesse em mim o amor do Senhor e nem tão pouco amasse aos que a mim, me cercam. Pois, do que me adiantaria pregar sobre a Lei, e não cumprir nenhuma delas? Vós, que pensais em ser tão justos, respondam-me? Pois, Deus santificou o Dia Sétimo não para que servisse de fardo, mas que todos pudessem nele, descansar, mas todos vós, tendes feito do Dia do Senhor, um peso até para aqueles que vós não tendes deixado entrar, como os fariseus da antiguidade tem feito. E o Senhor julgue entre mim, e vós, para que também se faça justiça. Porque eu sei que até agora, não tenho cometido pecado algum para que me façam perguntas torpes e vãs. Mas eu torno a vos perguntar: O que importa mais, obedecer a Deus ou a Sua Lei? Se eu tivesse o coração mais puro, e andasse nos caminhos de Deus, e não amasse ao meu irmão, de nada me serviria as Leis, os Estatutos ou até mesmo o Livro Sagrado do meu Senhor. Vã seria a minha sabedoria e inútil o meu conhecimento; como está escrito: “Ai daqueles que desejam o Dia do Senhor! Para que quereis vós, este Dia do Senhor? Trevas será e não luz”. 4 Se vós, que pensais que o Sábado, os santifica, vos enganeis, pois, quem vos santifica é tão somente Deus. Se vós, pouco se incomodassem com a Lei e amassem mais a seus irmãos da Casa de Israel, creio que todos seriam atraídos para a Majestade de Deus; como está escrito: “O Amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da Lei é o Amor”. 5 Mas vós, tendes pensado que sereis salvos por causa da Lei? De modo algum. A Aliança que o Senhor Deus Jeová do Universo fez com o Seu povo, foi um pacto perpétuo que jamais será quebrado; como está escrito: “E também lhes dei os meus Sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu Sou o Senhor que os santifica”. 6 Agora eu vos pergunto outra vez: Quem importa mais, obedecer a Deus ou a Sua Lei? Quem, portanto, irá me salvar, a Lei ou meu Deus que a mim, me santifica? Ou quem santifica, Deus ou Sua Lei? Vós, pensais que os que profanam o nome do Senhor não serão salvos? Ou tenhais a certeza que por causa da vossa justiça sereis salvos? Os publicanos terão muito mais lugares a destra de Deus do que uma legião de fariseus que tem quebrado a Lei do Senhor. 

Porque ainda que eu fosse santo e praticasse a caridade, em vão seria guardar todo o Mandamento do Senhor, pois, não existiria em mim, o amor de Deus. De nada vale cumprir toda a Lei e ser Juiz de inocentes. O Senhor não me enviou para isso, mas sim, para salvar aos que estão sendo destinados a morte. Mas ainda faço a pergunta: É a Lei ou Deus que a mim, me salva? Como está escrito: “O Senhor está no Seu Santo Templo; o trono do Senhor está nos Céus; os Seus olhos estão atentos, e as Suas pálpebras provam os filhos dos homens”.
Louvem a Deus! Pois, o Senhor santificou o Sábado não para que servisse aos homens de peso, mas de descanso. LOUVEM A DEUS!!!


1)Mateus 22:29
2)1Timóteo 5:8
3)Provérbios 27:10
4) Amós 5:18
5)Romanos 13:10
6) Ezequiel 20:12
7) Salmos 11:4

                                          PABLO DUARTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário