quinta-feira, 17 de setembro de 2015


MUITOS DIAS 
SEM DEUS




O MUNDO está longe de Deus. Os homens apegam-se as suas riquezas e esquecem de Seu Criador. Pois, desde os dias do povo de Israel, nós que vivemos no tempo presente, não temos consultado ao Senhor sobre isso ou aquilo. Temos confiado mais em nossa soberba que no Deus que declaramos em crer. Disse um Sábio: “Pouco te ama aquele que ao mesmo tempo ama outra criatura, sem amá-la por tua causa”.¹

Sim, poucos amam a Deus aqueles que amam ao mesmo tempo, outra criatura, sem amá-la por causa do Senhor. Porque todos eles tornaram-se egoístas e amaram mais a si mesmos que a Deus. Confiaram mais em si mesmos que no Senhor; como está escrito: “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são caminhos da morte”.² Eu, contudo, não quero ficar longe de meu Deus, e nem tão pouco por muitos dias. Ai de mim, se me encontrasse distante do meu Senhor, então a minha alma desfaleceria e morreria sem ter voltado para o meu Deus.


Vós também não sintais a necessidade da ajuda de Deus? Ou quereis vós pensar que viveis para si mesmos? O povo que fora liberto do cativeiro do Egito, murmuravam e blasfemavam de Deus dizendo: “Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às penelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão”. ³

E eles continuaram com as acusações contra o Senhor e não cessou com suas blasfêmias e murmurações. No Monte Sinai, haviam deixado a Deus por um Bezerro de fundição, do qual foi destruído pelo Cajado de Moisés. Grande foi a repreensão contra o povo que tinha quebrado as Leis de Deus. E eles não se converteram de seu iníquo caminho, e pecaram contra o Senhor até que a Sua espada inflamada lhes atravessou o coração de cada um. Pois Deus havia dado a Sua Ordem dizendo: “Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo”.

Não aconteça de o Senhor pronunciar a mesma sentença contra vós, como está escrito: “E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem Sacerdote que o ensinasse, e sem lei”.

Pois, que povo é este que julga os inocentes e cometem pecados piores do que eles? Que Congregação é esta que demonstra tanta justiça, mas não pratica nenhuma caridade? Como está escrito: “Clamam, porém Ele não responde, por causa da arrogância dos maus”.

Ó homens néscios, vós tendes clamado, mas o Senhor não tem escutado o vosso clamor por causa de vossa arrogância, não somente para comigo, mas também para com os outros. Louvem a Deus com as dádivas que são derramadas dos Céus, então todos vós conhecereis o quão grande é o amor de Deus por vós. Lembrem que todos vós não viveis para si, mas é Deus que vos sustenta. Louvem a Deus com louvor e gratidão! Cantem ao Senhor do Universo porque eu também cantarei. Proclamarei das boas novas que me tem anunciado e a outros declararei as verdades que são eternas. Disse um Sábio: “Aquele que se alimenta interiormente com a Palavra de Deus não procura no deserto desta vida o prazer”. 7 

Diante de todas estas coisas, não temos nós cometido os mesmos pecados? Como eles tem cometido iniquidades no deserto, assim também nós não temos sido diferentes deles. Porque até contra o nosso Deus temos pecado e transgredido as Suas Leis. Derramem as vossas lágrimas no pó e se humilhem diante de Deus que vos perdoará. O Senhor renovará a vossa condição como fez comigo. O Deus do Universo a quem tenho crido, é o meu Rei e Redentor; o Seu Cajado me guia para um caminho certo, por isso não me desvio. E se comigo isso Ele fez, quão grande obra não fará se todos vós tiverdes fé? Porque Ele é Deus para sempre e Eternamente. LOUVEM A DEUS!!!




1) Santo Agostinho – Agostinho de A a Z pág. 47

2) Provérbios 16:25

3) Êxodo 16:3

4) Êxodo 32:27

5) 2Crônicas 15:5-6

6) Jó 35:12

7) Santo Agostinho- Agostinho de A a Z pág.95


PABLO DUARTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário