quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EXALTE AO SENHOR




Ó CONGREGAÇÃO SANTA, exaltem ao grande Deus dos Céus, pois, o Senhor é digno de louvor. O Deus de minha vida é também o vosso Mantenedor, o Seu cuidado por nós jamais poderá ser entendida por nenhum homem. Mas de uma coisa eu estou bem certo: Que Deus não nos deixará e nem tão pouco não nos abandonará. Pode haver, sim de nós nos afastarmos do Senhor, mas, mesmo assim, o Altíssimo nunca deixará de ser o nosso refúgio e Rochedo.

Eu exaltarei ao Senhor, e a Ele elevarei os louvores que são gratos. Porque muito o Senhor Deus do Universo fez por mim, e coisas maiores fará ainda se a minha alma permanecer obedecendo os Seus preceitos e Suas Leis; como está escrito: “Sê Exaltado, ó Deus, sobre os Céus; seja a tua Glória sobre toda a terra”. ¹ Sim, eu exaltarei a Deus pelas grandes Maravilhas que operou em mim. Prestarei ao meu Senhor, canções de louvor e de grande alegria. Ah! Como é bom servir a um Deus que nos ama, Ele cuida de nós com o amor Eterno; como está escrito: “Há muito que o Senhor me apareceu dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí”.²

E qual o homem que não dará Glórias a Deus? Se dois reis, se recusaram a exaltarem ao Senhor, o que seria de nós se não elevássemos o nosso louvor a Deus que é a nossa Fortaleza? Disse um Sábio: “A Graça de Deus, porém, é sempre boa, e faz com que tenha boa vontade quem antes tinha a má”.³

E se Deus faz que tenha boa vontade aquele que antes tinha a má, grande é o Seu poder para transformar os homens. O Senhor é Soberano o qual domina todo o Universo. Louvo ao Senhor por tudo. A minha boca louvará ao Deus do Universo, porque nEle há força e poder. Cantai, e exaltai ao Altíssimo Deus, porque quando eu estive em grande angústia para conseguir honrá-LO, Ele viu a minha aflição e livrou-me dos meus pesares. Os homens queriam que eu desonrasse ao meu Deus, assim como fazem com os deles; mas confiei na força e no poder do Deus do Universo a quem tenho crido. Ele é a minha Rocha para sempre. E eu alicerçarei a minha fé no Senhor, pois, Ele tem respondido as minhas orações. 

Louvem a Deus! Cantem alto, os louvores que elevam ao Senhor, hinos de júbilo e regozijo. Porque Ele me honrou, e o Senhor mesmo me glorificou com as Glórias que somente ao meu Redentor pertence. Dêem graças a DEUS DO UNIVERSO por todas as Maravilhas que fez! Porque eu estou certo, que o Senhor também vos abençoará e fará assentarem-se em tronos como fez com Daniel e José. Louvem ao Senhor! E exaltem, sim, dirijam a Deus as vossas dádivas que em vossos dons, existem. Alcem as vozes e louvem ao Altíssimo Deus do Céu e de toda a terra; como está escrito: “Cantai ao Senhor, um cântico novo, e o Seu louvor desde o fim da terra; vós, que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele; vós, ilhas e seus habitantes. Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nas rochas, e clamem do cume dos Montes. Dêem Glória ao Senhor e anunciem o Seu louvor nas ilhas”. 4 Eu também darei Glórias ao nosso Deus por muitas coisas que com Sua poderosa mão operou. Propagarei das grandes Maravilhas e prodígios que realizou em mim e no meio do Seu povo.

Rendam, e exaltem ao Senhor Deus do Universo! Porque testemunharei dos Seus feitos e falarei de maneira aberta, que Deus é o único Deus e que não existe outro. O deus Baal está muito longe de fazer o que o Deus Jeová opera, porque o meu Deus é forte e nenhum desses deuses que tem se levantado, não pôde provar que eles sequer um prodígio só tem feito; como está escrito: “Mas o nosso Deus está nos Céus; faz tudo o que lhe apraz. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens”.5 Por isso que eu louvo ao meu Deus porque Ele é o Deus Vivo, o Senhor é o Deus de todas as gerações, pois, o Altíssimo Vive para sempre. 

Pode o homem buscar qualquer deus, mas eu busco o meu Deus. Ele é a minha Rocha e minha segurança. No Senhor confio, e não há nada que possa deter esse servo do Deus do Universo. Porque bem antes de haver deuses, ou cada um de nós, Deus existe, e bem antes de até mesmo do próprio princípio, e das estrelas do Firmamento, o Senhor já era o que colocava os alicerces dos Mundos; como está escrito: “Tema toda a terra ao Senhor; temam-NO todos os moradores do Mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu”.
6 Sim, foi o Senhor quem fez os Céus e a terra e tudo que nele existe. Agora vos pergunto: Poderia um outro deus ter feito todas estas coisas que vós tendes contemplado? Me digam o nome de um só, que tenha feito daquilo que não havia existir? Adorai ao Deus do Universo e Senhor de tudo que existe! Louvem e louvem, exaltem e cantem em alta voz, ao Senhor Deus, o único Deus; pois, Ele é o meu Deus! Sim, o Senhor é o meu Deus. Ele vive, e vive eternamente. Quem poderá matar o Senhor? Quais soldados erguerá a sua lança para atingir o meu Deus? Jogue-o para o alto para ver se porventura, alcançará até onde Ele está assentado. Porventura a lança desse soldado não cairia e voltaria para ele que o atirou? Com certeza, atingiria a ele mesmo, pois, ninguém pode subsistir ao grande Deus Jeová do Universo. Louvem e louvem, ao grande Deus Jeová! Louvem ao Seu nome e proclamem por toda a terra de Seus feitos.

Eu cantarei, e também direi a todo o povo das coisas que Deus fez, e direi mais ainda de tudo que porventura tiver encoberto aos nossos olhos dos prodígios e livramentos que o Senhor tem preparado para aqueles que buscam ao Altíssimo Deus. Contarei de tudo que ainda não aconteceu e que há de suceder, porque próximo está do fim este Mundo. Os Séculos vão se consumindo de uma maneira veloz; e nós? O que fizemos para os outros? Nós temos nos importado com a necessidade alheia? Temos nós, nos incomodado com os gritos de socorro dos humildes? Como está escrito: “O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune”. 7 Exaltem ao Senhor com alegria! Louvem ao Deus dos deuses! LOUVEM A DEUS!!!


1) Salmos 57:5

2) Jeremias 31:3

3) Santo Agostinho – Agostinho de A a Z pág. 135

4) Isaías 42:10-12

5) Salmos 115:3-4

6) Salmos 33:8-9

7) Provérbios 17:5



PABLO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário